Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/1662
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_CamiladaSilvaMilhomem.pdf474,68 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Geração de eficiências operacionais a partir da estratégia de fusão e aquisição
Autor(es): Milhomem, Camila da Silva
Orientador(es): Hoffmann, Valmir Emil
Assunto: Administração de empresas
Empresas - fusão e incorporação
Data de apresentação: 8-Fev-2011
Data de publicação: 3-Mai-2011
Referência: MILHOMEM, Camila da Silva. Geração de eficiências operacionais a partir da estratégia de fusão e aquisição. 2011. 79 f. Monografia (Bacharelado em Administração)-Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: A atual ambiente concorrencial exige das empresas uma postura que vise sustentar sua posição no mercado e aumentar seu market share. Nesse contexto, as fusões e aquisições surgem como uma alternativa. Entretanto, não deve ser vista como uma solução simples, pois constitui um processo que envolve muitos riscos e ainda não há consenso na literatura se eles são capazes de eficiências operacionais. Visando preencher essa lacuna, o presente estudo analisou a geração de eficiências operacionais decorrentes dos processos de fusão e aquisição de empresas por meio dos atos de concentração ocorridos entre 2002 e 2008. Com base na variação dos indicadores financeiros, utilizaram-se a análise documental quantitativa e a análise de cluster, a fim de mensurar o desempenho financeiro das empresas da amostra bem como analisar se há padrão de agrupamento entre elas. Pela análise, concluiuse que as empresas podem obter economia de escala, todavia apresentam ineficiências administrativas quando da reestruturação. Concluiu-se ainda que as empresas têm dificuldade em verificar e quantificar os incrementos de eficiência, em parte porque as informações necessárias se referem a eventos futuros.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2011.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2011.02.TCC.1662
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons