Título: | Do olhar ao coração : uma proposta de educação em artes visuais voltada para a empatia |
Autor(es): | Mello, Bruna Luisa Cardoso de |
Orientador(es): | Silva, Cayo Vinicius Honorato da |
Assunto: | Artes visuais - estudo e ensino Emoções Inteligência emocional |
Data de apresentação: | 2016 |
Data de publicação: | 10-Abr-2017 |
Referência: | MELLO, Bruna Luisa Cardoso de. Do olhar ao coração: uma proposta de educação em artes visuais voltada para a empatia. 2016. 49 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Artes Plásticas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016. |
Resumo: | A partir de pesquisa bibliográfica, o presente trabalho pretende discutir as
possibilidades de uma educação em artes visuais que valorize não apenas a
racionalidade e os tecnicismos, mas também a sensibilidade emocional e social dos
alunos, através do exercício da empatia. No primeiro capítulo, as ideias de
inteligência emocional e empatia são exploradas: é feita uma breve descrição do
conceito de inteligência emocional e um histórico sobre a concepção de empatia,
até os dias atuais. A partir daí, são apresentadas justificativas sobre a relevância da
habilidade de empatizar, e a necessidade da valorização dela durante a idade
escolar. Durante o segundo capítulo, a história da arte-educação brasileira é
vasculhada, de sua origem até o pós-modernismo, atrás de indícios de uma
preocupação com o emocional dos educandos. O último tópico tece possíveis
desdobramentos da relação entre artes visuais e educação, como instrumentos do
desenvolvimento da empatia. Por fim, as considerações finais falam sobre as
dificuldades no desenvolvimento de uma pedagogia que valorize o exercício da
empatia. |
Abstract: | From a bibliographical research, the present work intends to discuss the possibilities
of an visual arts education that values not only the rationality and the technicalities,
but also the emotional and social sensitivity of the students through the exercise of
empathy. In the first chapter, the ideas of emotional intelligence and empathy are
explored: a brief description of the concept of emotional intelligence and a history of
the conception of empathy is made to present days. From this, justifications are
presented on the relevance of the ability to empathize, and the need to value it
during school age. During the second chapter, the history of Brazilian art education
is searched, from its origin to postmodernism, after indications of a preoccupation
with the emotional world of the students. The last topic weaves possible unfoldings
of the relationship between visual arts and education, as instruments for the
development of empathy. Finally, the final considerations speak about the difficulties
in the development of a pedagogy that values the exercise of empathy. |
Informações adicionais: | Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, 2016. |
Aparece na Coleção: | Artes Plásticas
|