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Título: Programa Escolas Sustentáveis : avaliação por indicadores de monitoramento da sustentabilidade socioambiental de quatro escolas públicas de Sobradinho-DF
Autor(es): Correia, Beatriz Batista
Orientador(es): Layrargues, Philippe Pomier
Assunto: Escolas públicas
Educação ambiental
Escolas sustentáveis
Data de apresentação: 20-Jan-2017
Data de publicação: 6-Abr-2017
Referência: CORREIA, Beatriz Batista. Programa Escolas Sustentáveis: Avaliação por indicadores de monitoramento da sustentabilidade socioambiental de quatro escolas públicas de Sobradinho-DF. 2017. 82 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gestão Ambiental)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2017.
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo analisar o quão viva está a cultura da sustentabilidade em quatro escolas de ensino público que, de acordo com o MEC, aderiram ao Programa Nacional Escolas Sustentáveis, localizadas na região administrativa de Sobradinho-DF, promovendo uma reflexão sobre a sustentabilidade socioambiental na escola, e realizando uma avaliação do estágio atual de cada escola, por meio de uma matriz de indicadores de educação ambiental. A pesquisa está embasada na abordagem qualitativa utilizando-se pesquisa documental e bibliográfica e pesquisa quantitativa na obtenção de dados. A matriz de indicadores utilizada para a análise possui três dimensões da educação ambiental: gestão, currículo e espaço físico, abrangendo dez indicadores e cinquenta questões. Os resultados revelaram a imprescindibilidade de fomento da educação ambiental nas escolas analisadas e apontaram questões a serem pleiteadas pela comunidade escolar como um todo, para a transformação de tempos e espaços concatenando e estruturando as três dimensões da educação ambiental, intencionando estimular o processo de criação da cultura da sustentabilidade socioambiental rumo ao que se julga ser o ideal para uma escola sustentável.
Abstract: This research aims to analyze how alive is the culture of sustainability in four public schools that, according to the Ministry of Education, joined the National Programme Sustainable Schools, located in the administrative region of Sobradinho-DF, promoting reflection on sustainability environmental school, and performing an assessment of the current status of each school, through an array of environmental education indicators. The research is grounded in qualitative approach using documentary and bibliographic research and quantitative research to obtain data. The matrix of indicators used for the analysis has three dimensions of environmental education: management, curriculum and physical space, covering ten indicators and fifty issues. The results revealed the indispensability of fostering environmental education in the analyzed schools and pointed out some issues to be pled by the school community as a whole, for the transfiguration of time and space appending and structuring the three dimensions of environmental education, intending to stimulate the creation process the culture of environmental.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Planaltina, 2017.
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