Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/16524
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_IsabelaDaSilvaAguiar_tcc.pdf664,45 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Abordagem de ciências naturais no segundo ciclo do ensino fundamental : a proposta do Parâmetro Curricular Nacional e a realidade na escola
Autor(es): Aguiar, Isabela da Silva
Orientador(es): Porto, Franco de Salles
Assunto: Ciências - estudo e ensino
Ensino fundamental
Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs)
Data de apresentação: Nov-2016
Data de publicação: 5-Abr-2017
Referência: AGUIAR, Isabela da Silva. Abordagem de ciências naturais no segundo ciclo do ensino fundamental: a proposta do Parâmetro Curricular Nacional e a realidade na escola. 2016. 22 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais) — Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2016.
Resumo: O ensino de ciência é abordado desde os primeiros anos escolares, sendo a principal fonte de assimilação do teórico e o cotidiano. O intuito é que as crianças desenvolvam um pensamento cientifico e possam fazer observações dos fenômenos e ocorrências que elas vivenciam. Por meio deste trabalho, analisamos a relação entre a realidade da escola com o ensino de ciências no segundo ciclo do ensino fundamental e os Parâmetros Curriculares Nacionais, que apresentam os objetivos e meios para que eles possam ser alcançados das mais diversas formas e de maneira a tornar o aluno independente em suas interpretações. Para a avaliação do ensino de ciências no segundo ciclo do ensino fundamental, foram aplicados questionários aos professores e alunos das séries escolhidas, bem como observação da regência do segundo ciclo. Os resultados demonstraram que os alunos possuem interesse pela área das Ciências, conforme os PCN’s afirmam como um dos objetivos desse período da educação.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, Licenciatura em Ciências Naturais, 2016.
Aparece na Coleção:Ciências Naturais



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons