Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/1650
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2009_LuizGonzagaCosta.pdf275,54 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A evolução e a sustentabilidade da dívida pública brasileira entre 1995 e 2008
Autor(es): Costa, Luiz Gonzaga
Orientador(es): Medeiros, Otavio Ladeira de
Assunto: Dívida pública
Desenvolvimento econômico
Política econômica - Brasil
Data de apresentação: 2009
Data de publicação: 29-Abr-2011
Referência: COSTA, Luiz Gonzaga. A evolução e a sustentabilidade da dívida pública brasileira entre 1995 e 2008. 2009. 51 f. Monografia (Especialização em Orçamento e Finanças)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.
Resumo: Esta monografia faz uma análise das contribuições dos principais fatores responsáveis pelo crescimento da dívida pública brasileira e, conseqüentemente, pela variação da relação DLSP/PIB, no período de 1995 a 2008. São apresentadas as contribuições das privatizações e concessões, dos passivos contingentes, da variação cambial, dos juros nominais, do resultado primário e do crescimento econômico. A idéia básica consiste em verificar, no contexto macroeconômico vigente no período mencionado, se o governo conseguiu fazer uma gestão no sentido de estabelecer uma relação equilibrada entre receitas, gastos e resultado primário de forma a estabilizar e reduzir a relação dívida/PIB, mantendo a sustentabilidade da dívida pública. É apresentada também a mudança no perfil da dívida pública brasileira, com demonstração da redução da dívida líquida externa e elevação da dívida líquida interna, no período considerado. Conclui-se que os resultados de redução da relação DLSP/PIB foram alcançados e a dívida pública se mostrou sustentável, no período analisado. Porém, esses resultados somente foram conseguidos graças à adoção, por parte do governo, de uma elevada carga tributária, que proporcionou superávits primários altos e crescentes, ao longo do período.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, 2009.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2009.TCC.1650
Aparece na Coleção:Orçamento e Finanças



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.