Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/16498
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_JoaoMarcosCardoso_tcc.pdf979,36 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Avaliação agronômica de espécies e cultivares de hortaliças em função do uso de práticas de adubação verde em sistemas agrobiodiversos em transição agroecológica
Autor(es): Cardoso, João Marcos da Silva
Orientador(es): Junqueira, Ana Maria Resende
Coorientador(es): Vidal, Mariane Carvalho
Assunto: Agrobiodiversidade
Adubação verde
Hortaliças
Data de apresentação: Dez-2016
Data de publicação: 5-Abr-2017
Referência: CARDOSO, João Marcos da Silva. Avaliação agronômica de espécies e cultivares de hortaliças em função do uso de práticas de adubação verde em sistemas agrobiodiversos em transição agroecológica. 2016. ix, 30 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Agronomia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: O objetivo deste trabalho foi avaliar a produtividade de espécies e cultivares de hortaliças para sistemas agrobiodiversos em transição agroecológica em função do uso de práticas de adubação verde. A unidade de observação foi montada em propriedade particular de agricultor familiar localizada no núcleo rural de Samambaia-DF, no período de janeiro de 2015 a novembro de 2016. A unidade de observação foi montada com quatro blocos de 150 m², sendo cada bloco ocupado por uma espécie de adubo verde que após o cultivo foi cortada e incorporada para se cultivar as hortaliças. Foram testadas três cultivares das espécies de alface, tomate e cenoura, configurando três experimentos em um fatorial 4 x 3 (4 espécies de adubos verdes x 3 cultivares de cada espécie de hortaliça). As parcelas experimentais tiveram dimensões de 2 x 5 m (10 m²) para cada cultivar, onde foram definidas quatro áreas de amostragem (repetições) de aproximadamente 2 m2 , para avaliação de parâmetros de desenvolvimento vegetativo e produção. Desta forma, foram avaliados características filotécnicas, como, número e peso das partes comerciais, produtividade (obtida através do peso das partes comercias e estande por área). O desempenho agronômico das espécies/cultivares foi comparado pelo teste não paramétrico de Kruskal Wallis. No primeiro ciclo realizado em 2015, todos os adubos verdes foram efetivos em todas as espécies e no segundo ciclo realizado em 2016, a alface obteve uma produção mais baixa apenas na crotalária, o tomate alcançou maior produtividade na crotalária e no caso da cenoura todos os adubos verdes se apresentaram efetivos.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, 2016.
Aparece na Coleção:Agronomia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons