Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/16471
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_FabianaSoaresVieira_tcc.pdf2,64 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Do hippie ao chic : representações da contracultura na Vogue Brasil
Autor(es): Vieira, Fabiana Soares de Andrade
Orientador(es): Silva, Fernanda Casagrande Martinelli Lima Granja Xavier da
Assunto: Contracultura
Movimento hippie
Consumo (Publicidade)
Produção cultural
Moda
Data de apresentação: 2016
Data de publicação: 3-Abr-2017
Referência: VIEIRA, Fabiana Soares de Andrade. Do hippie ao chic: representações da contracultura na Vogue Brasil. 2016. 75 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Esta pesquisa discute a representação da contracultura hippie na moda, analisando a relação entre cultura jovem, estilo de vida e consumo. Considerando que as vestimentas são artefatos culturais, uma vez que fazem parte da construção e da comunicação da identidade de grupos sociais, investigamos o uso atual de elementos da contracultura hippie em modas de vestuário e indumentária em matérias do site da Vogue Brasil. O objetivo é compreender de que forma os elementos do movimento hippie, que teve origem nos anos 1960, são ressignificados nos dias de hoje, e como o valor de transgressão, que esteve associado aos hippies no passado, se inscreve, nos editoriais de Vogue, em um universo de significados controlados. Esta pesquisa se complexifica ao refletir sobre a relação quase inseparável do movimento hippie com a música, investigando mais especificamente a influência dos festivais de música contemporâneos na construção de uma cultura de consumo em torno do estilo denominado hippie-chic, mencionado com recorrência nas matérias da Vogue Brasil.
Abstract: This study discusses the representation of the hippie counterculture in fashion, analyzing the relationship between youth culture, lifestyle and consumption. Considering that clothing is a cultural artefact, since it is part of the construction and communication of the identity of social groups, we investigate the current use of elements of the hippie counterculture in indumentary and clothing fashions in Vogue Brazil website. The goal is to understand how the elements of the hippie movement, which originated in the 1960s, are re-signified these days, and how the value of transgression, which was associated with hippies in the past, is inscribed, in Vogue editorials, in a universe of controlled meanings. This research complexify by reflecting the almost inseparable relationship of the hippie movement with music, investigating more specifically the influence of contemporary music festivals in the construction of a culture of consumption around the hippie-chic style, mentioned with recurrence in Vogue Brazil’s articles.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Comunicação Organizacional, 2016.
Aparece na Coleção:Comunicação - Comunicação Organizacional



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons