Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/16456
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_JessicaPereiraDaSilva_tcc.pdf927,62 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Formas de secagem de hortaliças funcionais na agricultura familiar
Autor(es): Silva, Jéssica Pereira da
Orientador(es): Junqueira, Ana Maria Resende
Assunto: Plantas aromáticas
Agricultura familiar
Secagem
Data de apresentação: 2016
Data de publicação: 3-Abr-2017
Referência: SILVA, Jéssica Pereira da. Formas de secagem de hortaliças funcionais na agricultura familiar. 2016. 28 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Agronomia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: As plantas aromáticas e condimentares são estudadas ao longo do tempo por ter princípios ativos e sabor que são agradáveis e trazem benefícios para o ser humano, seja na utilização em forma fresca ou em forma seca. É notável o espaço que essas espécies conseguiram no mercado, seja ele mundial ou em escala local, tornando de extrema importância para a economia local, participando assim na melhoria do comércio. O trabalho em questão visa avaliar diferentes formas de secagem e sua adequação à agricultura familiar. Foram utilizadas cinco diferentes espécies, sendo elas: manjericão, orégano, alecrim, hortelã e a flor da vinagreira e três métodos de secagem: estufa, saco de filó e varal e caixa de madeira. Para cada espécie e método de secagem foram utilizadas 10 amostras, totalizando 150 amostras ao todo. Foi realizada análise simples de custo de cada método de secagem. Foi observado tempo de secagem cinco vezes superior nos dois outros métodos de secagem comparado ao método da estufa. No entanto, não houve diferença estatística para as espécies em nenhum dos métodos de secagem. Verificou-se que o saco de filó é eficiente no processo de secagem e mais barato, sendo apropriado para a agricultura familiar.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, 2016.
Aparece na Coleção:Agronomia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons