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Título: A voz da loucura : Lima Barreto e Maura Lopes Cançado nos hospícios cariocas do século XX
Autor(es): Leite, Ygor Fernandes
Orientador(es): Lopes, André Pereira Leme
Assunto: Barreto, Lima, 1881-1922
Cançado, Maura Lopes, 1929-1993
Hospitais psiquiátricos
Loucura
Data de apresentação: Dez-2016
Data de publicação: 23-Mar-2017
Referência: LEITE, Ygor Fernandes Leite. A voz da loucura: Lima Barreto e Maura Lopes Cançado nos hospícios cariocas do século XX. 2016. 87 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado e Licenciatura em História)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: No presente trabalho pretende-se compreender a experiência do “louco” nos hospícios cariocas do século XX, problematizando e buscando caracterizar a ideia de “loucura” e da experiência no hospício que dois escritores brasileiros e também pacientes dos hospícios cariocas desenvolveram durante o internamento: Lima Barreto e Maura Lopes Cançado. Estes dois escritores exteriorizaram suas experiências no hospício e suas reflexões a respeito da loucura em forma de diários e escritos literários, especialmente nas obras Diário do hospício e Cemitério dos vivos do primeiro e Hospício é deus e O Sofredor do ver da segunda, portanto, a expressão literária será aqui tratada como fonte privilegiada para se entender esta experiência e analisar as interpretações de seus criadores a respeito dela em contraste com as principais práticas psiquiátricas e sociais do período em que viveram.
Abstract: In the present study aims to understand the experience of "mad" in Rio asylums of the twentieth century, questioning and seeking to characterize the idea of "madness" and experience in asylums two brazilian writers and also patients of Rio asylums developed during hospitalization: Lima Barreto and Maura Lopes Cançado. These two writers externalized their experiences in asylum and their reflections about the madness in the form of journals and literary writings, especially in the works Diário do hospício and Cemitério dos vivos of the first and Hospício é deus and O sofredor do ver of the second, so the literary expression is here treated as a privileged source for understanding this experience and analyze the interpretations of their creators about it in contrast to the main psychiatric and social practices of the period in which they lived.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, 2016.
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