Título: | Efeito das condições de transporte para o abate sobre a mortalidade e condenação de carcaças de frangos de corte no Distrito Federal |
Autor(es): | Silva, Pedro Marins de Albuquerque Faria |
Orientador(es): | Racanicci, Aline Mondini Calil |
Assunto: | Animais para abate Frango de corte Avicultura |
Data de apresentação: | Dez-2016 |
Data de publicação: | 22-Mar-2017 |
Referência: | SILVA, Pedro Marins de Albuquerque Faria. Efeito das condições de transporte para o abate sobre a mortalidade e condenação de carcaças de frangos de corte no Distrito Federal. 2016. 43 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Medicina Veterinária)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016. |
Resumo: | A avicultura é uma importante atividade do agronegócio brasileiro que assegura ao país uma posição de destaque no cenário mundial atual. No entanto, durante o ciclo produtivo, pouca preocupação é dada à fase de pré-abate. Embora o transporte de frangos de corte para o abatedouro seja uma etapa imprescindível para a indústria avícola, essa fase é considerada fundamental, uma vez que as aves são expostas a diferentes fatores causadores de estresse, como a supressão de alimento e água, aceleração e desaceleração do veículo e vibração da carga. Além disso, as condições ambientais podem afetar negativamente o microclima nas caixas durante o transporte de frangos de corte, especialmente sob alta temperatura e alta umidade relativa. Se essas condições ambientais estiverem associadas às más condições da estrada podem reduzir o bem-estar das aves e aumentar a média de mortalidade e condenação de carcaça. Portanto, tal estudo objetivou avaliar a influência do período do ano (chuvoso ou seco), horário (dia ou noite) e distância até o abatedouro (curta, média, longa ou muito longa) sobre a mortalidade e condenação de frangos de corte durante o transporte na região de Brasília, DF. Ao todo, foram analisados 996 carregamentos de aves com 47 e 48 dias de idade, em condições comerciais, ocorridos durante o ano de 2014. O período chuvoso (verão) aumentou a ocorrência de mortalidade (P<0,0001) e a condenação de aves (P<0,0001), se comparado ao período seco (inverno). Maiores distâncias contribuíram para maiores índices de mortalidade (P=0,0207) e condenação (P=0,0307) em relação às distâncias curtas. Com relação ao horário do dia, o turno da noite contribuiu para a maior condenação (P<0,0003) das aves quando comparado aos carregamentos realizados nos horários do dia. Assim, de acordo com os resultados obtidos neste estudo, o bom planejamento do transporte levando em consideração a época do ano, as distâncias percorridas e o horário do dia são essenciais para reduzir as taxas de mortalidade e condenação das aves na indústria avícola. |
Abstract: | Poultry industry is an important activity of Brazilian agribusiness, which ensure a prominent position in the current world scenario. However, during the production cycle, little concern is given to the pre-slaughter stage. Although the transport of broilers to the slaughterhouse is an essential step for the poultry industry, it is considered stressful since birds are exposed to different stressors such as food and water withdrawal, acceleration and vibration of the load. In addition, environmental conditions may adversely affect the microclimate during transport of broilers, especially at high temperature and relative humidity. If these are associated with bad road conditions, it can reduce bird welfare and increase mortality and carcass condemnation. Therefore, this study aimed to evaluate the influence of the season (rainy and dry), time (day and night) and distance to the slaughterhouse (short, medium, long and very long) on mortality and condemnation of broilers during transport in the region of Brasília, DF. In total, 996 shipments of commercial broilers with 47 or 48 days of age were evaluated throughout the year 2014. The rainy season (summer) increased the occurrence of mortality (P<0,0001) and carcass condemnation (P<0.0001), when compared to the dry period (winter). Longer distances contributed to increase mortality rates (P=0,0207) and condemnation (P=0,0307) in relation to short distances. Regarding the time of day, the night shift contributed to higher condemnation (P<0,0003) of birds when compared to shipments performed during the daytime. It is concluded that, according to the results obtained in this study, good planning for transport considering the season, distances and day time is essential to reduce the mortality and condemnation rates in the poultry industry. |
Informações adicionais: | Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, 2016. |
Aparece na Coleção: | Medicina Veterinária
|