Título: | Acessibilidade web para pessoas com deficiência visual : propostas para o site do LEA-MSI da Universidade de Brasília |
Autor(es): | Costa, William Pontes |
Orientador(es): | Vigata, Helena Santiago |
Assunto: | Acessibilidade digital Informação digital Pessoas com deficiência - educação Deficiência visual |
Data de apresentação: | Dez-2016 |
Data de publicação: | 21-Mar-2017 |
Referência: | COSTA, William Pontes. Acessibilidade web para pessoas com deficiência visual: propostas para o site do LEA-MSI da Universidade de Brasília. 2016. 41 f., il. Monografia (Bacharelado em Línguas Estrangeiras Aplicadas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016. |
Resumo: | Este trabalho tem o objetivo de verificar se o site do curso LEA-MSI da Universidade de Brasília levou em conta algum parâmetro de acessibilidade em sua concepção para atender de forma satisfatória as pessoas com algum tipo de deficiência visual. Além disso, proponho um modelo para o site com a finalidade de consertar os erros encontrados e torná-lo mais acessível. A análise e o reparo foram feitos por meio dos graus de conformidade das WCAG 2.0 que visam tornar a web um espaço mais igualitário para os usuários com deficiência. A pesquisa se faz relevante, pois, segundo o censo de 2010 divulgado pelo IBGE, mais de 45.6 milhões (23.91%, da população brasileira) possui algum tipo de deficiência, sendo que desses, 18,8% apresentam deficiência visual, 3,44% tem deficiência visual severa e há mais de 500 mil pessoas cegas. Isso demonstra a importância e necessidade de incluir a acessibilidade no mundo digital, uma vez que a web se tornou um dos principais meios de comunicação que existe atualmente e que deveria ser uma ferramenta acessível para toda a população, incluindo as pessoas que possuem algum tipo de deficiência. Assim sendo, a acessibilidade na rede seria um meio de disponibilizar a cada usuário interfaces que respeitem suas necessidades e preferências. |
Abstract: | This work aims to verify if the website of the course LEA-MSI, from the University of Brasília, took into account any accessibility guidelines in its confection to attend in a satisfactory way people with some kind of visual impairment. Furthermore, a model for the website is proposed in order to fix the errors that were found and make it more accessible. Analysis and repairs were done through the WCAG 2.0 conformance degrees, whose goal is to turn the web a fairer space to people with disabilities. This research is relevant because according to the 2010 census released by the IBGE, more than 45.6 million (23.91% of the Brazilian population) has some type of disability, of these, 18,8% have visual impairment, 3.44% have severe visual impairment and over 500,000 people are blind. This demonstrates the importance and need to include accessibility in the digital world, since the web has become one of the major means of communication that currently exist and it should be an accessible tool for the entire population, including people who have some kind of disability. Therefore, accessibility on the network would be a means to provide each user with interfaces that meet their needs and preferences. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Línguas Estrangeiras Aplicadas ao Multilinguismo e à Sociedade da Informação, 2016. |
Aparece na Coleção: | Letras - Línguas Estrangeiras Aplicadas
|