Título: | O ensino de artes visuais para alunos surdos do ensino médio regular : desafios e perspectivas |
Autor(es): | Somavilla, Sônia Alves Feitosa |
Orientador(es): | Oliveira, Emerson Dionisio Gomes de |
Assunto: | Arte - estudo e ensino Pessoas com deficiência auditiva Pessoas com deficiência auditiva - educação Inclusão escolar Língua brasileira de sinais |
Data de apresentação: | Set-2014 |
Data de publicação: | 17-Mar-2017 |
Referência: | SOMAVILLA, Sônia Alves Feitosa. O ensino de artes visuais para alunos surdos do ensino médio regular: desafios e perspectivas. 2014. 26 f. Monografia (Licenciatura em Artes Visuais)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Posse-GO, 2014. |
Resumo: | O presente projeto pautará na apresentação de uma pesquisa realizada a partir do estudo e
uso de estratégia para diagnosticar os desafios e as perspectivas do ensino de Artes para
alunos surdos do ensino médio regular. É sabido que a inclusão do aluno surdo no ensino
regular foi aprovada pela Lei número 10.436 (Brasil, 2002) e regulamentada pelo Decreto
número 5.626 (Brasil, 2005). Entretanto a inclusão de certa forma pode gerar a exclusão,
os alunos surdos não possuem competências linguísticas que um falante nativo da língua
possui. Para eles, Libras é um recurso indispensável para a comunicação, e para o processo
ensino-aprendizagem. Desta forma, geram-se dicotomias: inclusão x exclusão, deficiência
x diferença.
Os alunos com deficiência auditiva não aprendem Artes no Ensino Médio regular com
eficácia, sua capacidade Lingüística e visual não são valorizadas e nem respeitada, não se
considera neste contexto a subjetividade e o olhar atípico do aluno surdo. Analisar este
cenário atual é muito pertinente e extremamente necessário. |
Abstract: | It is known that the inclusion of deaf students in regular education was approved by Law
No.10,436 (Brazil, 2002) and regulated by Decree number 5626(Brazil, 2005). However
the inclusion of certain shape can generate exclusion, deaf students have no language skills
to a native speaker of the language features. Thus, it generates dichotomies: deleting x
inclusion deficiency x difference.
Students with hearing impairment do not learning High School Arts regulate effectively, its
ability Linguistics and visual are not valued no respected, not considered in this context
and subjectivity atypical look of deaf students. Analyze these current scenarios very
relevant and extremely necessary. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, 2014. |
Aparece na Coleção: | Artes Visuais
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