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Título: O ensino de artes visuais para alunos surdos do ensino médio regular : desafios e perspectivas
Autor(es): Somavilla, Sônia Alves Feitosa
Orientador(es): Oliveira, Emerson Dionisio Gomes de
Assunto: Arte - estudo e ensino
Pessoas com deficiência auditiva
Pessoas com deficiência auditiva - educação
Inclusão escolar
Língua brasileira de sinais
Data de apresentação: Set-2014
Data de publicação: 17-Mar-2017
Referência: SOMAVILLA, Sônia Alves Feitosa. O ensino de artes visuais para alunos surdos do ensino médio regular: desafios e perspectivas. 2014. 26 f. Monografia (Licenciatura em Artes Visuais)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Posse-GO, 2014.
Resumo: O presente projeto pautará na apresentação de uma pesquisa realizada a partir do estudo e uso de estratégia para diagnosticar os desafios e as perspectivas do ensino de Artes para alunos surdos do ensino médio regular. É sabido que a inclusão do aluno surdo no ensino regular foi aprovada pela Lei número 10.436 (Brasil, 2002) e regulamentada pelo Decreto número 5.626 (Brasil, 2005). Entretanto a inclusão de certa forma pode gerar a exclusão, os alunos surdos não possuem competências linguísticas que um falante nativo da língua possui. Para eles, Libras é um recurso indispensável para a comunicação, e para o processo ensino-aprendizagem. Desta forma, geram-se dicotomias: inclusão x exclusão, deficiência x diferença. Os alunos com deficiência auditiva não aprendem Artes no Ensino Médio regular com eficácia, sua capacidade Lingüística e visual não são valorizadas e nem respeitada, não se considera neste contexto a subjetividade e o olhar atípico do aluno surdo. Analisar este cenário atual é muito pertinente e extremamente necessário.
Abstract: It is known that the inclusion of deaf students in regular education was approved by Law No.10,436 (Brazil, 2002) and regulated by Decree number 5626(Brazil, 2005). However the inclusion of certain shape can generate exclusion, deaf students have no language skills to a native speaker of the language features. Thus, it generates dichotomies: deleting x inclusion deficiency x difference. Students with hearing impairment do not learning High School Arts regulate effectively, its ability Linguistics and visual are not valued no respected, not considered in this context and subjectivity atypical look of deaf students. Analyze these current scenarios very relevant and extremely necessary.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, 2014.
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