Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/16275
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_VictoriaAlmeidaPraca_tcc.pdf502,68 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Concepção de trabalho no setor público sob as perspectivas subjetiva e coletiva
Autor(es): Praça, Victória Almeida Correia Porto
Orientador(es): Bin, Daniel
Assunto: Administração pública
Trabalho - setor público
Controle social
Trabalho
Setor público
Data de apresentação: 2016
Data de publicação: 16-Mar-2017
Referência: PRAÇA, Victória Almeida Correia Porto. Concepção de trabalho no setor público sob as perspectivas subjetiva e coletiva. 2016. 62 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Gestão de Políticas Públicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Esta pesquisa visa compreender de que modo a nova realidade da Administração Pública Brasileira afeta a concepção de trabalho no primeiro setor, enquanto construção individual e coletiva. O exame crítico da realidade da organização do trabalho e da prestação de serviços na esfera pública, dentro da conjuntura ideológica das abordagens gerencialistas, ampara o estudo proposto e o entendimento do conceito de labor, nas esferas social e na subjetiva- referente ao trabalhador. Dessa forma, concatena conceitos como controle, estratégias modernizantes, imaginário organizacional e imaginário social, abordagens de insignificância e fragmentação social. A metodologia utilizada associou observação direta intensiva- entrevistas semiestruturadas com gestores- à pesquisa bibliográfica. E os resultados evidenciaram, nos órgãos analisados, a existência de contextos heterogêneos na Administração Pública, com discrepâncias entre a esfera distrital e a esfera federal, além de destacar outras condicionantes do trabalho no primeiro setor, como: os entraves burocráticos a melhoria dos processos e do atendimento ao cidadão, a centralidade do trabalho na vida dos indivíduos, os paradoxos vividos pelos gestores e a omissão na prestação de serviços como fator de fragmentação social. Assim, a noção de labor nesse ambiente se consolidou como sobrevivência, promoção do bem comum, realização pessoal e função social.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Gestão de Políticas Públicas, 2016.
Aparece na Coleção:Gestão de Políticas Públicas



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons