Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/16254
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_RicardoFerreiraCunha_tcc.pdf2,78 MBAdobe PDFver/abrir
Título: A gestão do conhecimento no setor público : uma análise de iniciativas do Estado de São Paulo
Autor(es): Cunha, Ricardo Ferreira da Silva
Orientador(es): Freitas, Christiana Soares de
Assunto: Administração pública
Gestão do conhecimento
Data de apresentação: 29-Nov-2016
Data de publicação: 16-Mar-2017
Referência: CUNHA, Ricardo Ferreira da Silva. A gestão do conhecimento no setor público: uma análise de iniciativas do Estado de São Paulo. 2016. 73 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Gestão de Políticas Públicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: A gestão do conhecimento no setor público ainda é um assunto pouco explorado no Brasil, sendo caracterizada por iniciativas pontuais. Nesse sentido, o Estado de São Paulo destaca-se por ter uma política de gestão do conhecimento e inovação institucionalizada. Assim, buscou-se a influência desse ramo da gestão no aprimoramento organizacional e na melhoria dos serviços públicos que chegam ao cidadão neste Estado. Desse modo, o estudo analisa a estrutura virtual da Rede Paulista de Inovação em Governo e observa práticas de gestão do conhecimento na Secretaria de Fazenda do Estado de São Paulo. Para isso, além da análise de documentos e ambientes virtuais, foram realizadas entrevistas e palestras foram vistas, envolvendo servidores estaduais e consultoria especializada. Dessa maneira, notou-se as etapas necessárias para a implementação da gestão do conhecimento, como a sustentabilidade das práticas depende de um olhar sistêmico, o deslocamento das preocupações do nível tecnológico para o nível de processos, bem como a dificuldade e a necessidade de se modificar a cultura organizacional.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Gestão de Políticas Públicas, 2016.
Aparece na Coleção:Gestão de Políticas Públicas



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons