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Título: O estudo da topicalização na língua portuguesa
Autor(es): Câmara, Adrielle Rodrigues da
Orientador(es): Vicente, Helena da Silva Guerra
Assunto: Língua portuguesa - gramática
Gramática
Topicalização
Data de apresentação: 2016
Data de publicação: 14-Mar-2017
Referência: CÂMARA, Adrielle Rodrigues da. O estudo da topicalização na língua portuguesa. 2016. 23 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Letras Português)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Este trabalho objetiva discutir o fenômeno da topicalização, esclarecendo sobre a definição e as características da topicalização, e como ocorre na língua do português, e no ensino” da língua portuguesa, sob o enfoque de que as gramáticas tradicionais excluem fenômenos que discordam das estruturas sintáticas preconizadas por estas gramáticas. Outro objetivo deste texto é promover uma reflexão ampla sobre: “ensino” da topicalização considerando os parâmetros curriculares, pois alunos que já conseguem associar de maneira evidentes a função sintática de cada componente de uma oração; podem analisar outras estruturas que acontecem com frequência no uso da língua. Analisando que este estudo deve ser baseado na educação linguística, avaliando-se a importância de representar a noção chomskyana de “competência”, aqui, definida como o conhecimento prévio de cada aluno. As conclusões deste estudo graduam sobre a prática da eliciaçao no domínio que esta técnica auxilia o professor a abordar em sala de aula, temas nunca propostos, entretanto são conhecidos por suas gramáticas internalizadas. Essa ferramenta mediadora que revela o papel significativo da intuição linguística no processo de aprendizagem dos alunos, através do desempenho da criatividade, e o desenvolvimento de um raciocínio lógico da língua; e do aprendizado das construções frequentes da linguagem oral e escrita na língua portuguesa.
Abstract: This work discusses the topicalization phenomenon, clarifying on the definition and topicalization characteristics, and as in the language of Portuguese, and teaching "of the Portuguese language, from the standpoint that traditional grammars exclude phenomena that disagree with the syntactic structures advocated by these grammars. Another purpose of this paper is to promote a broad reflection on "teaching" the topicalization considering the curriculum guidelines, for students who can already associate so obvious syntactic function of each component of a sentence; They can analyze other structures that occur often in language use. Analyzing that this study should be based on language education, assessing It is the importance of representing Chomskyan notion of "competence" here defined as prior knowledge of each student. The findings of this study graduate on the practice of elicitation in the field that this technique helps teachers to address classroom, never proposed topics, but they are known for their internalized grammar. This mediating tool that reveals the significant role of linguistic intuition in the process of student learning through creativity performance, and the development of logical reasoning of the language; and learning of frequent constructions of spoken language and written in Portuguese.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, 2016.
Aparece na Coleção:Letras - Português



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