Título: | O estudo da topicalização na língua portuguesa |
Autor(es): | Câmara, Adrielle Rodrigues da |
Orientador(es): | Vicente, Helena da Silva Guerra |
Assunto: | Língua portuguesa - gramática Gramática Topicalização |
Data de apresentação: | 2016 |
Data de publicação: | 14-Mar-2017 |
Referência: | CÂMARA, Adrielle Rodrigues da. O estudo da topicalização na língua portuguesa. 2016. 23 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Letras Português)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016. |
Resumo: | Este trabalho objetiva discutir o fenômeno da topicalização, esclarecendo sobre a definição e
as características da topicalização, e como ocorre na língua do português, e no ensino” da
língua portuguesa, sob o enfoque de que as gramáticas tradicionais excluem fenômenos que
discordam das estruturas sintáticas preconizadas por estas gramáticas. Outro objetivo deste
texto é promover uma reflexão ampla sobre: “ensino” da topicalização considerando os
parâmetros curriculares, pois alunos que já conseguem associar de maneira evidentes a função
sintática de cada componente de uma oração; podem analisar outras estruturas que acontecem
com frequência no uso da língua. Analisando que este estudo deve ser baseado na educação
linguística, avaliando-se a importância de representar a noção chomskyana de “competência”,
aqui, definida como o conhecimento prévio de cada aluno. As conclusões deste estudo
graduam sobre a prática da eliciaçao no domínio que esta técnica auxilia o professor a abordar
em sala de aula, temas nunca propostos, entretanto são conhecidos por suas gramáticas
internalizadas. Essa ferramenta mediadora que revela o papel significativo da intuição
linguística no processo de aprendizagem dos alunos, através do desempenho da criatividade, e
o desenvolvimento de um raciocínio lógico da língua; e do aprendizado das construções
frequentes da linguagem oral e escrita na língua portuguesa. |
Abstract: | This work discusses the topicalization phenomenon, clarifying on the definition and
topicalization characteristics, and as in the language of Portuguese, and teaching "of the
Portuguese language, from the standpoint that traditional grammars exclude phenomena that disagree with the syntactic structures advocated by these grammars. Another purpose of this
paper is to promote a broad reflection on "teaching" the topicalization considering the
curriculum guidelines, for students who can already associate so obvious syntactic function of
each component of a sentence; They can analyze other structures that occur often in language
use. Analyzing that this study should be based on language education, assessing It is the
importance of representing Chomskyan notion of "competence" here defined as prior
knowledge of each student. The findings of this study graduate on the practice of elicitation in
the field that this technique helps teachers to address classroom, never proposed topics, but
they are known for their internalized grammar. This mediating tool that reveals the significant
role of linguistic intuition in the process of student learning through creativity performance,
and the development of logical reasoning of the language; and learning of frequent
constructions of spoken language and written in Portuguese. |
Informações adicionais: | Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, 2016. |
Aparece na Coleção: | Letras - Português
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