Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/16192
Título: | História, colonialidade e história da África no ensino médio : uma análise de manuais didáticos de história inclusos no PNLD de 2015 para Ensino Médio |
Autor(es): | Brandão, Luiz Henrique Santos |
Orientador(es): | Oliva, Anderson Ribeiro |
Assunto: | História - estudo e ensino Livros didáticos África - história |
Data de apresentação: | Dez-2016 |
Data de publicação: | 7-Mar-2017 |
Referência: | BRANDÃO, Luiz Henrique Santos. História, colonialidade e história da África no ensino médio: uma análise de manuais didáticos de história inclusos no PNLD de 2015 para Ensino Médio. 2016. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em História)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016. |
Resumo: | Os objetivos centrais que este trabalho visa atingir são apresentar o problema da
colonialidade e alguns dos principais autores e autoras que se dedicam a estudá-lo no
âmbito da educação assim como aplicar estas reflexões numa análise detalhada dos
discursos tácita ou explicitamente presentes em alguns manuais didáticos brasileiros de
História listados no PNLD de 2015. As discussões aqui presentes estão norteadas pelos
conceitos de Orientalismo (conjunto de discursos auto-referenciados produzidos pelo
Ocidente sobre o Oriente), alienação (relação de dominação/exploração em que há a
imposição de um deslocamento do centro ontológico de um sujeito ou grupo para outro)
e criação ativa de ausências (normatização do real de acordo com padrões ocidentais
modernos) propostos por Edward Said, Frantz Fanon e Boaventura de Sousa Santos
respectivamente. |
Informações adicionais: | Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, 2016. |
Aparece na Coleção: | História
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons