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Título: Gestão de pessoas : a importância da utilização dos mecanismos de recompensas não financeiras na Administração Pública
Autor(es): Bonizzi, Anna Karolina Tavares
Orientador(es): Oliveira, Paula Renata Pantoja de
Assunto: Servidores públicos
Satisfação no trabalho
Administração pública
Gestão de pessoas
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 3-Mar-2017
Referência: BONIZZI, Anna Karolina Tavares. Gestão de pessoas: a importância da utilização dos mecanismos de recompensas não financeiras na Administração Pública. 2015. 34 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Administração Pública)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015.
Resumo: O presente trabalho se revela como um estudo de caso voltado para a compreensão da percepção dos servidores públicos quanto ao efeito motivacional das recompensas do tipo não-financeiras. Em conformidade com o processo de modernização da Administração Pública, esse estudo justificou-se pela crescente tendência à valorização do capital humano como instrumento para o alcance dos objetivos organizacionais. Ao cuidar desse valioso recurso da organização, o processo de recompensar pessoas pode ser de grande valor. Tal processo está relacionado com o atendimento das diversas expectativas e necessidades das pessoas, que vão muito além das de ordem econômica, mas envolvem uma variedade de benefícios de natureza socioemocional, que ajudarão a equilibrar a balança de benefícios-incentivos da relação entre as organizações públicas e os servidores. No entanto, é preciso garantir que a recompensa esteja sendo bem aplicada para que não haja sentimento de injustiça e desmotivação no ambiente organizacional, de modo que lançar mão do caráter estratégico da remuneração pode ser essencial. Como efeito dessa prática de valorização dos servidores, espera-se que a organização seja beneficiada com o comprometimento e o bom desempenho dos servidores revertido em serviços públicos prestados com qualidade à sociedade. Os resultados obtidos com o estudo de caso demonstraram que os servidores da organização estudada sentem-se motivados para desempenharem seu trabalho da melhor forma possível e que a maioria deles revelaram almejar serem recompensados com mecanismos dos tipo não financeiro.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, 2015.
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