Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Cruz, Fernanda Natasha Bravo | - |
dc.contributor.author | Cardoso, Ana Carolina Fonseca | - |
dc.identifier.citation | CARDOSO, Ana Carolina Fonseca. Participação política e avaliação de políticas públicas: o caso do Conselho de Educação do Distrito Federal (CEDF). 2016. 52 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Gestão de Políticas Públicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Gestão de Políticas Públicas, 2016. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho apresenta o estudo sobre o Conselho de Educação do Distrito Federal e a avaliação de políticas públicas educacionais no ente federativo. O estudo justifica-se pela importância da participação da sociedade civil no aperfeiçoamento das políticas públicas. Desta forma, considera-se o caso do CEDF para observar e entender, por meio de pesquisa qualitativa, como a instituição participativa citada colabora com processos de avaliação. A noção de avaliação processual usada como busca superar uma visão eminentemente quantitativa, procurando aceder à efetividade das políticas públicas. Por meio da consideração das falas de conselheiros, da observação de reuniões e da análise de atas demonstramos que o Conselho colabora frequentemente com a avaliação processual das políticas públicas educacionais do Distrito Federal. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Conselho de Educação do Distrito Federal (CEDF) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Participação social | pt_BR |
dc.subject.keyword | Políticas públicas educacionais | pt_BR |
dc.title | Participação política e avaliação de políticas públicas : o caso do Conselho de Educação do Distrito Federal (CEDF) | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-03-03T14:42:06Z | - |
dc.date.available | 2017-03-03T14:42:06Z | - |
dc.date.submitted | 2016-11-28 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/16157 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The present work presents a study about the Federal District's Education Council (FDEC) and the evaluation of educational public policies in this federation unit. The study justifies itself for the civil society's participation importance in the improvement of public policies. So, the case of FDEC is considered for the observation and understanding, through qualitative research, of how the participatory institution collaborate with the process of evaluation. The notion of procedural evaluation used as parameter tries to overcome an eminent quantitative vision, looking to conform the effectiveness of public policies. Through the consideration of counselors interviews, meetings observation and registers analysis we demonstrate that the Council collaborates frequently with the procedure evaluation of educational public policies of Federal District. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Gestão de Políticas Públicas
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