Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/16131
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_LeonardoSilveiraHernandes_tcc.pdf2,15 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Federalismo cultural : a descentralização das políticas públicas de cultura
Autor(es): Hernandes, Leonardo Silveira
Orientador(es): Lúcio, Magda de Lima
Assunto: Cultura
Federalismo
Sistema Nacional de Cultura (SNC)
Políticas públicas - cultura
Data de apresentação: 2016
Data de publicação: 2-Mar-2017
Referência: HERNANDES, Leonardo Silveira. Federalismo cultural: a descentralização das políticas públicas de cultura. 2016. 74 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Gestão de Políticas Públicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: A implementação de um sistema de gestão de políticas culturais descentralizado, compartilhado e participativo, iniciado em 2003, pelo Ministério da Cultura, tem alcançado conquistas, porém, sua efetivação tem esbarrado em dificuldades de ordem administrativa, legal e orçamentária. Os desafios estão em enfrentar o modelo de sistema federativo adotado no Brasil com lacunas que dificultam organizar regras a fim de promover, efetivamente, relações intergovernamentais de forma cooperativa. Ao analisar os dados das políticas e estruturas culturais nos estados e municípios produzidos pelo IBGE a partir das determinantes da descentralização elaborados por Marta Arretche, buscou-se observar o grau de adesão que o Sistema Nacional de Cultura – SNC conseguiu alcançar e os possíveis motivos de sua pouca evolução. Inspirado nos Sistemas Nacionais de Saúde – SUS e Assistência social – SUAS, o SNC encontra, nesta segunda década do século XXI, um cenário adverso à descentralização e transferências orçamentárias vinculadas, elementos que foram essenciais para o sucesso na implementação do SUS e da SUAS a partir dos anos 90. Buscou-se, ainda, refletir sobre alternativas para que o SNC consiga gerar regras incentivadoras para a adesão das subunidades federativas e, também, um possível modelo de repartição de responsabilidades entre os entes, tarefa ainda inconclusa no projeto do sistema.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Gestão de Políticas Públicas, 2016.
Aparece na Coleção:Gestão de Políticas Públicas



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons