Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Costa, Abimael de Jesus Barros | - |
dc.contributor.author | Nascimento, Ana Paula Silva do | - |
dc.identifier.citation | NASCIMENTO, Ana Paula Silva do. Educação fiscal: competências e habilidades de um auditor social. 2016. 39 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Aturais, 2016. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho entendeu quais as habilidades e competências necessárias a um Auditor Social
das finanças públicas no Brasil ao definir as características e habilidades necessárias. Para tal,
foi realizada pesquisa qualitativa com margem documental sobre controle social e educação
fiscal, bem como uma pesquisa sobre o perfil dos cursos superiores de Direito, Administração,
Ciências Contábeis e Ciências Econômicas, que são ligados à auditoria do setor público.
Também foi realizada uma demanda através do portal E-Sic do governo federal, para obtenção
de dados junto ao Ministério da Fazenda sobre o Programa Nacional de Educação Fiscal. De
modo abrangente, o conhecimento relativo ao controle social e à educação fiscal é fundamental
na formação de um auditor social tecnicamente capacitado. Como resultado, foi verificado que
ainda há falta de investimento na formação específica de um cidadão capaz de atuar como
Auditor Social das finanças públicas. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação fiscal | pt_BR |
dc.subject.keyword | Finanças públicas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Auditoria | pt_BR |
dc.title | Educação fiscal : competências e habilidades de um auditor social | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-02-24T14:14:21Z | - |
dc.date.available | 2017-02-24T14:14:21Z | - |
dc.date.submitted | 2016 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/16123 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This paper sought to understand the skills and competences required by a Social Audit of public
finances. For this, a bibliographic review was carried out on social control and tax education,
as well as a research on the profile of the higher courses of Law, Administration, Accounting
Sciences and Economic Sciences, which are linked to public sector auditing. A demand was
also made through the federal government's E-Sic portal, to obtain data from the Ministry of
Finance on the National Fiscal Education Program. In a comprehensive way, knowledge related
to social control and fiscal education is fundamental in the formation of a technically qualified
social auditor. As a result, we find that there is still a lack of investment in the specific training
of a citizen capable of acting as a Social Audit of public finances. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Ciências Contábeis
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