Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/16117
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_MurilloAlvesCipriano _tcc.pdf1,63 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Basileia III e seus impactos no controle e nos resultados de bancos
Autor(es): Cipriano, Murillo Alves Chagas
Orientador(es): Nazaré, Sérgio Ricardo Miranda
Assunto: Sistema financeiro
Acordo de Basiléia
Bancos
Data de apresentação: 30-Nov-2016
Data de publicação: 24-Fev-2017
Referência: CIPRIANO, Murillo Alves Chagas. Basileia III e seus impactos no controle e nos resultados de bancos. 2016. 69 f.,il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Após a crise econômica de 2008, a regulação bancária se mostrou imprescindível para a garantia de uma estabilidade macroeconômica no sistema financeiro. A importância do Acordo de Basileia III é evidente. Apresenta os pilares estruturados em Basileia I e II, os quais não evitaram crises sistêmicas, acrescentando incrementos pontuais para mitigar as causas da Crise de 2008, como índice de alavancagem e de liquidez. O estudo tem como objetivo geral identificar a percepção de gestores dos bancos quanto à eficácia do Acordo da Basileia III no controle dos riscos e dos impactos nos resultados financeiros dos bancos. Após a exploração do arcabouço teórico, que aborda os três acordos de Basileia, contendo as mudanças trazidas, a evolução história e críticas da área acadêmica, o processo de coleta dos dados foi realizado por meio de entrevista semiestruturada, com questionário planejado, feita pessoalmente com os gestores de Basileia III de quatro bancos do sistema financeiro nacional. Todos os entrevistados acreditam na eficácia do acordo e ressaltaram os aspectos positivos do acordo como a maior resiliência para os bancos, foco em instrumentos de capital de maior absorção de perdas e o estabelecimento de padrões mínimos de liquidez. Os gestores não esperam mudanças significativas nos resultados dos bancos, em geral, pois não haverá intensas mudanças em suas políticas de crédito. Os gestores, em geral, esperam que os bancos se ajustem melhor aos riscos inerentes às operações financeiras e, consequentemente, equilibrem a oferta de crédito e a taxa de juros.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2016.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons