Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/16080
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_RayaneRamosdeAraujo_tcc.pdf654,58 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Atribuição de julgamento e significado no consumo de frutas, legumes e verduras orgânicos
Autor(es): Araujo, Rayane Ramos de
Orientador(es): Alfinito, Solange
Assunto: Comportamento do consumidor
Consumidores - valores sociais
Alimentos orgânicos
Consumo alimentar
Data de apresentação: 2016
Data de publicação: 16-Fev-2017
Referência: ARAUJO, Rayane Ramos de. Atribuição de julgamento e significado no consumo de frutas, legumes e verduras orgânicos. 2016. 68 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: O mercado mundial de alimentos vem sofrendo consideráveis transformações. Dentre elas, pode-se destacar o crescimento do consumo de alimentos orgânicos. Os consumidores de orgânicos fazem parte de um contexto social onde ocorrem profundas transformações culturais na valorização da qualidade de vida e cuidados com a saúde, que por sua vez, influenciam suas tendências de consumo. Dentre esses alimentos, as frutas, verduras e legumes orgânicos são os primeiros produtos a serem associados aos orgânicos e os mais consumidos. Dessa forma, esse trabalho, de natureza exploratória e qualitativa, teve como objetivo entender o comportamento de compra dos consumidores de frutas, verduras e legumes orgânicos, analisando sua percepção sobre eles e identificando o tipo de julgamento realizado e o significado atribuído. O instrumento utilizado na pesquisa foi um roteiro de entrevista semiestruturado, esse roteiro foi divido nas seguintes categorias teóricas: comportamento de compra, julgamento e significado racional, julgamento e significado emocional e percepção sobre FLVs orgânicos. Para identificar os resultados, foi realizada uma análise de conteúdo categorial temática. Nos resultados, percebeu-se que não há um mais utilizado. Os consumidores costumam atribuir julgamento e significado de acordo com situações, algumas vezes são racionais, outras são emocionais. Os participantes possuem uma percepção muito superficial sobre alimentos orgânicos e possuem pouca informação acerca desses produtos. O estudo realizado corrobora com outros estudos relacionados ao tema e pode ser usado como fonte de informação para as empresas, de modo que elas tracem melhores estratégias.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2016.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons