Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Schneider, Magalis Bésser Dorneles | - |
dc.contributor.author | Gomes, Cleuzalina Quintino | - |
dc.identifier.citation | GOMES, Cleuzalina Quintino. Jogos e brincadeiras possibilidades de aprendizagem no ensino fundamental. 2016. 75 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Alexânia-GO, 2016. | pt_BR |
dc.description | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, Curso de Pedagogia, 2016. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho monográfico é uma reflexão sobre a possibilidade dos jogos e brincadeiras serem utilizados como recursos facilitadores da aprendizagem de crianças do segundo ano do Ensino Fundamental. O objetivo da pesquisa foi o de verificar como são utilizadas as atividades lúdicas, brincadeiras e jogos, na prática pedagógica de uma turma de 2º ano do ensino fundamental de uma escola pública de Taguatinga – DF. Para tanto, buscou-se fundamentar a pesquisa em bibliografia que trata do assunto, onde os autores estudados apresentam contribuições que são compatíveis com a abordagem sistêmica. Ao longo do trabalho, aspectos importantes foram estudados, tais como: jogos e brincadeiras no contexto histórico, significação e importância do jogo; as perspectivas educacionais lúdicas no ensino e aprendizagem; o jogo do faz-de-conta. Na observação de aulas, procurou-se confrontar as vivências teóricas e práticas em seu aspecto motivador e facilitador da aprendizagem. Para alcançar ao objetivo proposto foi realizada uma pesquisa fundamentada em pressupostos qualitativos, onde foram utilizados os seguintes instrumentos: a observação sistemática de aulas, onde as brincadeiras e jogos foram empregados com o objetivo de facilitar o desenvolvimento integral da criança e de sua aprendizagem. Na análise dos dados, foi evidenciado que os professores utilizam os jogos e brincadeiras em suas práticas pedagógicas e que reconhecem os mesmos como importantes recursos pedagógicos na construção do conhecimento. Evidenciou-se, também, que o papel do professor é o de intermediar, facilitar o processo de ensino e aprendizagem para que o aluno tenha um desenvolvimento integral. Os resultados mostram que a prática pedagógica do professor deve estar direcionada aos reais interesses dos alunos, utilizando os jogos e brincadeiras como recursos didáticos, possibilitando às crianças uma forma de desenvolver as suas habilidades intelectuais, sociais e físicas, de forma prazerosa e participativa. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject.keyword | Atividades lúdicas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Brincadeiras | pt_BR |
dc.subject.keyword | Jogos educativos | pt_BR |
dc.title | Jogos e brincadeiras possibilidades de aprendizagem no ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-02-15T19:42:48Z | - |
dc.date.available | 2017-02-15T19:42:48Z | - |
dc.date.submitted | 2016-12 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/16079 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This monographic work is a reflection on the possibility of games and plays being used as facilitating resources for the learning of the second year of elementary school. The objective of the research was to verify how play activities and games are used in the pedagogical practice of a 2nd grade class from a public school in Taguatinga - DF. In order to do so, the research was based on bibliography about the subject, where the authors studied present contributions that are compatible with the systemic approach. Throughout the work, important aspects were studied, such as: games and plays in the historical context, significance and importance of the game; the educational playful perspectives in teaching and learning; the game of make-believe. In the observation of classes, it was searched to confront theoretical and practical experiences in their motivational and facilitating aspects of learning. In order to reach the proposed objective, a research based on qualitative assumptions was carried out, where the following instruments were used: systematic observation of classes, where games and plays were used with the purpose of facilitating the child's integral development and learning. In the analysis of the data, it was evidenced that the teachers use the games and jokes in their pedagogical practices and that they recognize them as important pedagogical resources in the construction of knowledge. It was also evidenced that the role of the teacher is to intermediate, to facilitate the process of teaching and learning so that the student has an integral development. The results show that the pedagogical practice of the teacher should be directed to the real interests of the students, using the games and plays as didactic resources, allowing the children a way to develop their intellectual, social and physical abilities, in a pleasurable and participative way. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|