Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Schneider, Magalis Bésser Dorneles | - |
dc.contributor.author | Alves, Karla de Morais | - |
dc.identifier.citation | ALVES, Karla de Morais. A importância do brincar como recurso pedagógico na educação infantil. 2016. 57 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Cidade de Góias-GO, 2016. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, Curso de Pedagogia a Distância, 2016. | pt_BR |
dc.description.abstract | O ato de brincar é definido pela legislação brasileira como um direito da criança e compreendido como recurso pedagógico com potencial de contribuir para seu desenvolvimento afetivo, emocional, cognitivo e social. O presente trabalho apresenta uma análise da importância do ato de brincar e das atividades lúdicas como recurso pedagógico na educação infantil, buscando um o embasamento legal dessa prática, levantando suas potencialidades e suas características culturais. Para fundamentar a parte concernente aos aspectos legais do tema do presente trabalho buscou-se foram utilizados a Constituição Federal de 1988, o ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente e o RECNEI – Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Autores como Zilberman (1982), Carvalho (1983), Lüdke e André (1986), Vygotsky (1998), Chizzotti (2003), Gil (2002), Rizzo (2003), Maluf (2003), Arriés (2006), Silva (2007), Borba (2007), Kramer (2007), Fortuna (2008) e diversos outros fazem parte do referencial teórico e contribuíram para o seu embasamento, fundamentando e dando consistência ao estudo. A pesquisa foi desenvolvida através de um levantamento de dados que se efetivou por meio de um questionário que foi proposto e respondido por quatro profissionais que atuavam em uma escola de educação infantil da rede pública municipal de Araguapaz, Estado de Goiás. A pesquisa tinha como objetivos compreender o papel e a importância das atividades lúdicas como recurso pedagógico para o desenvolvimento e aprendizagem das crianças da Educação Infantil, conhecer os conceitos de brincar e de educação lúdica, conhecer o conceito de criança e noção de infância em algumas sociedades ao longo da história e Conhecer a importância dada e a forma como as brincadeiras e demais atividades lúdicas são trabalhadas pelas professoras da Educação Infantil na escola campo, o CMEI Adolfo Gonçalves, município de Araguapaz – GO. A pesquisa cumpriu prontamente seus objetivos, pois a análise dos dados apurados através das respostas apresentadas nos questionários possibilitou verificar que as professoras pesquisadas davam grande importância para o ato de brincar na sua prática docente e que as atividades lúdicas não somente fazem parte do discurso, mas efetivamente fazem parte da rotina diária da escola, contando com o apoio da equipe gestora e despertando interesse e fascínio sobre os alunos que gostam bastante, participam e interagem entre si durante os momentos em que tais atividades são desenvolvidas. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação de crianças | pt_BR |
dc.subject.keyword | Brincadeiras | pt_BR |
dc.subject.keyword | Atividades lúdicas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Crianças - desenvolvimento | pt_BR |
dc.title | A importância do brincar como recurso pedagógico na educação infantil | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-02-15T19:34:19Z | - |
dc.date.available | 2017-02-15T19:34:19Z | - |
dc.date.submitted | 2016-11 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/16078 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The act of playing is defined by Brazilian law as a right of the child and understood as a pedagogical resource with potential to contribute to their affective, emotional, cognitive and social development. This work brought a brief reading of the importance of the act of playing and recreational activities as an educational resource in early childhood education, seeking a legal basis of this practice, raising its potential and its cultural characteristics. To support the part concerning the legal aspects of the subject of this study we sought to have used the Federal Constitution of 1988, the ECA - Statute of Children and Adolescents and the RECNEI - National Curriculum Reference for Early Childhood Education. Authors such as Zilberman (1982), Carvalho (1983), Lüdke and Andre (1986), Vigotsky (1998), Chizzotti (2003), Gil (2002), Rizzo (2003), Maluf (2003), Arriés (2006), Smith (2007), Borba (2007), Kramer (2007), Fortuna (2008) and many others are part of the theoretical framework and contributed to its foundation, grounding and giving consistency to the study. The research was conducted through a survey of data was accomplished through a questionnaire that was proposed and answered by four professionals who worked in a kindergarten school municipal network Araguapaz, State of Goiás. The research had as objectives understand the role and importance of play activities as an educational resource for the development and learning of children from kindergarten, to know the concepts of play and playful education, know the child's concept and notion of childhood in some societies throughout history and knowing the importance and given the way games and other recreational activities are worked by teachers of early childhood education in the field school, CMEI Adolfo Gonçalves, municipality of Araguapaz - GO. Research promptly fulfilled its goals, as the analysis of data collected through the presented in the questionnaire responses enabled us to verify that the surveyed teachers gave great importance to the act of playing in their teaching practice and play activities not only part of the speech, but effectively part of the daily school routine, with the support of the management team and arousing interest and fascination for students who like a lot, participate and interact with each other during the times when such activities are developed. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
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