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dc.contributor.advisorBrito, Darlan Quinta de-
dc.contributor.authorCaixeta, Júlio César Rodrigues-
dc.identifier.citationCAIXETA, Júlio César Rodrigues. Destino do lixo escolar no município de Alexânia. 2016. 64 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Alexânia-GO, 2016.pt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, Curso de Pedagogia a Distância, 2016.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho avaliou o aproveitamento e o destino final do lixo em 11 escolas cidade de Alexânia, estado de Goiás por meio de um levantamento realizado com os gestores e professores das escolas. Diante da dificuldade que a sociedade tem para adotar a forma correta com o lixo urbano, o principal objetivo desse trabalho fois foi investigar como as escolas do município (02 rurais, 02 estaduais, 05 municipais e 02 particulares) têm desenvolvido o tema “Lixo” com os alunos, gerar informações sobre o destino do resíduo escolar, assim como apresentar sugestões para a melhoria do reaproveitamento do resíduo escolar. Em todas as escolas pesquisadas, verificou-se que os resíduos sólidos produzidos são encaminhados ao aterro controlado do município sem qualquer tipo de separação. Todas as escolas apresentaram grandes dificuldades na adoção de medidas para o aproveitamento do lixo, no entanto foi possível constatar que elas têm desenvolvido ações, que têm influenciado a conscientização dos alunos nos desdobramentos dessa temática. As informações coletadas demonstraram que o tema não é trabalhado de forma interdisciplinar, a necessidade de uma qualificação contínua para os professores desenvolverem projetos ambientais e de parcerias entre as diferentes instituições locais para lidarem com o tema. Diante das razões e dificuldades apontadas pelos gestores e professores para o aproveitamento dos resíduos e a sua utilização em atividades pedagógicas, foram sugeridas medidas para a implantação de processos de reaproveitamento dos resíduos sólidos, tais como: a comercialização de papéis, papelão e garrafas pet, o estímulo de artesanato com esses resíduos e o uso de compostagem no espaço escolar.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEscolaspt_BR
dc.subject.keywordResíduos sólidospt_BR
dc.subject.keywordLixo escolarpt_BR
dc.subject.keywordConsciência ambientalpt_BR
dc.titleDestino do lixo escolar no município de Alexâniapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2017-02-15T19:03:35Z-
dc.date.available2017-02-15T19:03:35Z-
dc.date.submitted2016-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/16074-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1This present study evaluated the use and the final destination of garbage from 11 schools in Alexânia (Goiás), through questionnaries answered by school managers and teachers. Based on the difficulty that society has to deal with the situation of urban garbage, the main goal of this work was to verify how the schools (02 rural, 02 state, 05 municipal, and 02 private units) have dealed with the topic "Garbage" with the students and generate informations about the main destination of school waste, as well as to point out suggestions for improving the reuse of school waste. In the schools studied, it was observed that the solid waste is commonly sent to the controlled sanitary landfill from the city without any separation. All schools showed strong difficulties in adopting environmental measures for the correct use of garbage, however we reported that they have developed some actions, which have influenced the students' environmental awareness. The results demonstrated that the theme is not worked in an interdisciplinary way, the need for continuous qualification of teachers for environmental projects and parternerships envolving different local institutions to face the environmental issues. Considering the reasons and difficulties pointed out by the managers of the schools and teachers to manage adequately the solid waste, produced daily in the schools, some activities were suggested for for the use of recyclable waste in pedagogical activities, such as: handicrafts, the commercialization of papers, cardboards and plastics, and the use of compostage in the schools.pt_BR
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