Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/16063
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_JulianodeFreitasMoreira_tcc.pdf1,25 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Uma avaliação do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) na Região Norte do Brasil (2007-2014)
Autor(es): Moreira, Juliano de Freitas
Orientador(es): Serrano, André Luiz Marques
Assunto: Análise envoltória de dados (DEA)
Produtividade governamental
Programa de Aceleração do Crescimento (PAC)
Data de apresentação: 6-Dez-2016
Data de publicação: 13-Fev-2017
Referência: MOREIRA, Juliano de Freitas. Uma avaliação do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) na Região Norte do Brasil (2007-2014). 2016. 61 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Essa pesquisa teve como objetivo avaliar os impactos gerados pelas obras de infraestrutura do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), na região Norte do Brasil entre os anos de 2007 e 2014, no que tange a eficiência, produtividade e melhoria tecnológica. A pergunta de fundo é: em termos práticos, e tendo por base um modelo teórico de referência, quais os reais impactos gerados por estas obras na região, para assim avaliar a eficiência na alocação dos recursos públicos destinados a estes estados. Como modo de mensurar a eficiência da gestão pública propõe se utilizar a Análise Envoltória de Dados (DEA) alinhada ao Índice de Malmquist, metodologia muito utilizada na determinação da eficiência mediante comparação entre recursos empregados e produtos gerados. Os Insumos (Inputs) utilizados foram População, Receitas Correntes e Receitas de Capital e os Produtos (Outputs) Receitas Correntes/Despesas Correntes, Investimentos/Despesas de Capital e Despesas Executadas/Receitas Executadas. Os resultados apontam para uma estagnação nos níveis de eficiência técnica, um sensível avanço nos índices de melhoria da tecnologia e uma evolução nos níveis de produtividade, expressando a necessidade de aprimoramento na gestão e alocação dos recursos públicos destinados a esses entes federativos. Ao final, são discutidos os limites do estudo e sugerida uma agenda de pesquisa.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2016.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons