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Título: Quais as personalidades de marca da Skol e do Guaraná Antarctica?
Autor(es): Bontempo, Carolina Miranda
Orientador(es): Fiuza, Gisela Demo
Assunto: Bebidas - indústria
Marca de produtos
Data de apresentação: 17-Nov-2016
Data de publicação: 10-Fev-2017
Referência: BONTEMPO, Carolina Miranda. Quais as personalidades de marca da Skol e do Guaraná Antarctica? 2016. 53 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: A competitividade do mercado e gestores que encaram as dificuldades de se diferenciarem em meio a esse imperativo não são novidade na esfera dos negócios. Os consumidores estão utilizando critérios de avaliação de maior complexidade e a atual missão do marketing é conseguir reter e encantar os clientes. Ademais, a personalidade atribuída à marca constitui ponto de partida para construção da relação do consumidor com a mesma, dado que a percepção do cliente orienta sua preferência. Neste contexto, o estudo da imagem transmitida pelas marcas de bebidas, Guaraná Antarctica e Skol, que se encontram presentes no cotidiano do brasileiro e são pouco estudadas perante a proporção de participação no mercado, mostra-se importante e conveniente. A presente pesquisa buscou identificar a Personalidade de Marca, que constitui um conjunto de características humanas associadas à marca, atribuída pelo consumidor das referidas bebidas, através da aplicação da Escala de Personalidade de Marca validada no contexto brasileiro. Os dados obtidos foram analisados por meio de estatística descritiva simples, revelando que as dimensões de personalidade mais atribuídas pelos consumidores da cerveja Skol foram Alegria, Audácia e Credibilidade, em ordem de atribuição. Quanto ao Guaraná Antarctica a dimensão mais percebida foi, Alegria em primeiro, em segundo lugar Credibilidade e em terceiro Audácia, se mostrando uma marca que além de transmitir alegria consegue estabelecer uma imagem confiável. A pesquisa também buscou compreender a satisfação dos clientes com as referidas marcas, através da metodologia Net Promoter Score, encontrando alto nível de insatisfação por parte do consumidor da Skol e nível considerável de satisfação do consumidor do Guaraná Antarctica. Por fim, a pesquisa contribuiu para fins gerenciais de gestão de marca, colocando em contrapartida questões de marcas imponentes com ampla participação de mercado, mas com baixo relacionamento com os consumidores, auxiliando os gestores a direcionarem seus investimentos em marketing para as dimensões positivas percebidas pelos clientes.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2016.
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