Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/16048
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_CarolinaMirandaBontempo_tcc.pdf865,88 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorFiuza, Gisela Demo-
dc.contributor.authorBontempo, Carolina Miranda-
dc.identifier.citationBONTEMPO, Carolina Miranda. Quais as personalidades de marca da Skol e do Guaraná Antarctica? 2016. 53 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.pt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2016.pt_BR
dc.description.abstractA competitividade do mercado e gestores que encaram as dificuldades de se diferenciarem em meio a esse imperativo não são novidade na esfera dos negócios. Os consumidores estão utilizando critérios de avaliação de maior complexidade e a atual missão do marketing é conseguir reter e encantar os clientes. Ademais, a personalidade atribuída à marca constitui ponto de partida para construção da relação do consumidor com a mesma, dado que a percepção do cliente orienta sua preferência. Neste contexto, o estudo da imagem transmitida pelas marcas de bebidas, Guaraná Antarctica e Skol, que se encontram presentes no cotidiano do brasileiro e são pouco estudadas perante a proporção de participação no mercado, mostra-se importante e conveniente. A presente pesquisa buscou identificar a Personalidade de Marca, que constitui um conjunto de características humanas associadas à marca, atribuída pelo consumidor das referidas bebidas, através da aplicação da Escala de Personalidade de Marca validada no contexto brasileiro. Os dados obtidos foram analisados por meio de estatística descritiva simples, revelando que as dimensões de personalidade mais atribuídas pelos consumidores da cerveja Skol foram Alegria, Audácia e Credibilidade, em ordem de atribuição. Quanto ao Guaraná Antarctica a dimensão mais percebida foi, Alegria em primeiro, em segundo lugar Credibilidade e em terceiro Audácia, se mostrando uma marca que além de transmitir alegria consegue estabelecer uma imagem confiável. A pesquisa também buscou compreender a satisfação dos clientes com as referidas marcas, através da metodologia Net Promoter Score, encontrando alto nível de insatisfação por parte do consumidor da Skol e nível considerável de satisfação do consumidor do Guaraná Antarctica. Por fim, a pesquisa contribuiu para fins gerenciais de gestão de marca, colocando em contrapartida questões de marcas imponentes com ampla participação de mercado, mas com baixo relacionamento com os consumidores, auxiliando os gestores a direcionarem seus investimentos em marketing para as dimensões positivas percebidas pelos clientes.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordBebidas - indústriapt_BR
dc.subject.keywordMarca de produtospt_BR
dc.titleQuais as personalidades de marca da Skol e do Guaraná Antarctica?pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2017-02-10T18:52:15Z-
dc.date.available2017-02-10T18:52:15Z-
dc.date.submitted2016-11-17-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/16048-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons