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Título: A influência da preocupação com a saúde no uso de informações dos rótulos de alimentos
Autor(es): Silva, Ludmila Pereira da
Orientador(es): Watanabe, Eluiza Alberto de Morais
Assunto: Alimentos - rotulagem
Saúde
Comportamento do consumidor
Consumidores - comportamento de compra
Alimentação
Data de apresentação: 23-Jun-2016
Data de publicação: 9-Fev-2017
Referência: SILVA, Ludmila Pereira da. A influência da preocupação com a saúde no uso de informações dos rótulos de alimentos. 2016. 52 f. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Essa pesquisa teve como objetivo principal analisar a influência que a preocupação com a saúde, por parte dos consumidores, tem sobre o uso de informações contidas nos rótulos de alimentos. Inicialmente, foi realizada uma revisão teórica sobre os conceitos de comportamento do consumidor e a preocupação com a saúde, e sobre a rotulagem de alimentos. Além disso, foi realizado um estado da arte sobre a rotulagem de alimentos e sua influência no comportamento do consumidor. O estudo possui caráter descritivo, corte transversal e abordagem quantitativa. A coleta de dados foi realizada, por meio de questionário, em cinco unidades de uma rede de supermercados e os respondentes foram abordados no estacionamento dos estabelecimentos. A amostra foi igual a 250 respondentes. A análise dos dados, por sua vez, foi feita por meio da análise estatística descritiva, análise fatorial exploratória e regressão linear e utilizou-se a ferramenta SPSS versão 20.0. No processo de regressão, foram analisadas três relações: 1) a relação entre preocupação com a saúde do consumidor e a frequência do uso de rótulos de alimentos, 2) a relação entre a preocupação com a saúde do consumidor e os tipos de informações buscadas nos rótulos dos produtos e 3) a relação entre a preocupação com a saúde do consumidor e os tipos de produtos observados. Os resultados demonstraram que apenas as duas primeiras regressões apresentaram relações positivas e significativas, porém baixas. Concluiu-se, assim, que a preocupação com a saúde exerce pouca influência na frequência do uso de rótulos de alimentos pelo consumidor (R²= 1,8) e nos tipos de informações buscadas nesses rótulos (R²= 3,1). A pesquisa auxiliou em uma maior compreensão sobre o comportamento dos consumidores de Brasília e no aprofundamento do estudo relacionado ao uso de rótulos de alimentos.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2016.
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