Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/16012
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_RaissaPintoPedroza_tcc.pdf548,08 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O sindicato e a necessidade de ressignificação de seu papel no Estado democrático de direito : a importância das redes sociais
Autor(es): Pedroza, Raíssa Pinto
Orientador(es): Teixeira, Érica Fernandes
Assunto: Inovações tecnológicas
Redes sociais on-line
Sindicalismo
Sindicatos
Data de apresentação: 2016
Data de publicação: 9-Fev-2017
Referência: PEDROZA, Raíssa Pinto. O sindicato e a necessidade de ressignificação de seu papel no Estado democrático de direito: a importância das redes sociais. 2016. 58 f. Monografia (Bacharelado em Direito)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: O presente estudo busca analisar alguns dos fatores que dificultam o progresso do espírito coletivo obreiro e, dessa forma, enfraquecem os sindicatos, bem como analisar de que modo a utilização das novas tecnologias, principalmente das redes sociais, pode mitigar os efeitos desse enfraquecimento. Assim, faz-se uma breve análise histórica do sindicalismo no Brasil, uma concisa exposição de conceitos que são essenciais ao entendimento do instituto do sindicato, bem como um apontamento de fatores que impedem a efetiva atuação sindical. Por fim é analisada a possível utilização das redes sociais como ferramenta de reinvenção e fortalecimento dos sindicatos, a partir do estudo do papel das redes sociais na mobilização da sociedade e na construção de uma consciência coletiva.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, 2016.
Aparece na Coleção:Direito



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons