Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/15929
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_NataliaMascarenhasBernardo_tcc.pdf1,39 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise da usabilidade do sistema eletrônico de informações no setor público
Autor(es): Bernardo, Natália Mascarenhas
Orientador(es): Rodrigues, Evaldo Cesar Cavalcante
Coorientador(es): Silva, Roberto Bernardo da
Assunto: Sistema Eletrônico de Informações (SEI)
Tecnologia da informação e comunicação
Setor público
Usabilidade (Computação)
Data de apresentação: 21-Out-2016
Data de publicação: 1-Fev-2017
Referência: BERNARDO, Natália Mascarenhas. Análise da usabilidade do sistema eletrônico de informações no setor público. 2016. 84 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: O Sistema Eletrônico de Informações (SEI) é uma das tecnologias de informação e comunicação que busca reunir em uma plataforma um conjunto de módulos e funcionalidades que promovem a eficiência administrativa. Esse sistema busca fornecer as instituições públicas uma gestão eletrônica de processos com interface amigável e novas práticas de trabalho que resulte na melhoria dos serviços, assim como, no compartilhamento de informações e comunicações em tempo real. Desse modo, este estudo busca analisar a usabilidade desse sistema, a partir da percepção dos usuários da sede de um órgão de segurança pública federal localizado em Brasília-DF. O levantamento dos dados foi realizado inicialmente por um brainstorming, e posteriormente para validar as informações foi feito um grupo focal com especialistas, que utilizam esse sistema, para definição dos critérios e construção do questionário. A análise dos dados foi feita através do método multicritério de apoio à decisão construtivista (MCDA-C), que permite avaliar os dados qualitativos e transformá-los em quantitativos, fornecendo resultados que auxiliam os gestores na tomada de decisão. Como resultado, verificou-se que o critério valor socioambiental obteve a melhor pontuação principalmente devido à diminuição do uso do papel, e quanto ao critério segurança e confiabilidade, a avaliação obteve a pior pontuação percebida pelos usuários. Conclui-se que os usuários, de uma forma geral, avaliaram positivamente a usabilidade do sistema eletrônico de informações, e que esse sistema fornece algumas vantagens para a organização, embora precise de uma melhor adaptação aos objetivos da instituição.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2016.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons