Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/15924
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_MatheusBruggerSimao_tcc.pdf1,07 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Estratégias de inovação em micro e pequenas empresas do setor alimentício no Distrito Federal
Autor(es): Simão, Matheus Brugger
Orientador(es): Moreira, Marina Figueiredo
Assunto: Micro e pequenas empresas
Estratégias empresariais
Indústria alimentícia
Inovação
Data de apresentação: 29-Nov-2016
Data de publicação: 1-Fev-2017
Referência: SIMÃO, Matheus Brugger. Estratégias de inovação em micro e pequenas empresas do setor alimentício no Distrito Federal. 2016. 88 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: O presente estudo teve como principal objetivo identificar quais as estratégias de inovação adotadas por micro e pequenas empresas no Distrito Federal, com foco nas empresas que atuam no setor alimentício. Buscou-se confrontar a teoria apresentada pelos autores por meio de uma análise descritiva e comparativa entre sete pequenos estabelecimentos que atuam na área alimentícia do Distrito Federal. Trata-se de uma análise descritiva caracterizada como uma pesquisa qualitativa, onde se buscou aprofundar o conhecimento do tema em destaque acerca dos relatos apresentados pelos entrevistados por meio de um roteiro de entrevista semi-estruturado, cujas afirmações de cada gestor abriam margem para entender os processos de inovação e gestão estratégica dentro de cada organização. Evidenciou-se por meio dos relatos que a qualidade dos alimentos e do atendimento é primordial para o desenvolvimento de um empreendimento na área alimentícia, aonde os clientes se deparam com diversas opções. Percebeu-se também o papel do cliente no que tange o desenvolvimento das empresas. A inovação nestas empresas, apesar da limitação financeira e estrutural, ocorre a partir da interação com o consumidor, que tem um papel fundamental na implementação de novos produtos e serviços por parte da organização. Assim, esse investimento é feito de maneira mais certeira e evita-se o risco em relação ao processo de inovação. Por fim, apesar das especificidades de cada organização, observou-se o interesse da maioria em franquear o empreendimento, o que permite à essas empresas atingir à uma parcela de público maior e potencializar os lucros. Em síntese, destaca-se que o processo de inovação dentro dessas empresas, muitas vezes, não ocorre de maneira estruturada, e depende-se muito da figura do empreendedor para que ocorram mudanças nos processos, produtos ou serviços oferecidos por cada uma das organizações de menor porte.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2016.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons