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dc.contributor.advisorMoreira, Marina Figueiredo-
dc.contributor.authorSimão, Matheus Brugger-
dc.identifier.citationSIMÃO, Matheus Brugger. Estratégias de inovação em micro e pequenas empresas do setor alimentício no Distrito Federal. 2016. 88 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.pt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2016.pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo teve como principal objetivo identificar quais as estratégias de inovação adotadas por micro e pequenas empresas no Distrito Federal, com foco nas empresas que atuam no setor alimentício. Buscou-se confrontar a teoria apresentada pelos autores por meio de uma análise descritiva e comparativa entre sete pequenos estabelecimentos que atuam na área alimentícia do Distrito Federal. Trata-se de uma análise descritiva caracterizada como uma pesquisa qualitativa, onde se buscou aprofundar o conhecimento do tema em destaque acerca dos relatos apresentados pelos entrevistados por meio de um roteiro de entrevista semi-estruturado, cujas afirmações de cada gestor abriam margem para entender os processos de inovação e gestão estratégica dentro de cada organização. Evidenciou-se por meio dos relatos que a qualidade dos alimentos e do atendimento é primordial para o desenvolvimento de um empreendimento na área alimentícia, aonde os clientes se deparam com diversas opções. Percebeu-se também o papel do cliente no que tange o desenvolvimento das empresas. A inovação nestas empresas, apesar da limitação financeira e estrutural, ocorre a partir da interação com o consumidor, que tem um papel fundamental na implementação de novos produtos e serviços por parte da organização. Assim, esse investimento é feito de maneira mais certeira e evita-se o risco em relação ao processo de inovação. Por fim, apesar das especificidades de cada organização, observou-se o interesse da maioria em franquear o empreendimento, o que permite à essas empresas atingir à uma parcela de público maior e potencializar os lucros. Em síntese, destaca-se que o processo de inovação dentro dessas empresas, muitas vezes, não ocorre de maneira estruturada, e depende-se muito da figura do empreendedor para que ocorram mudanças nos processos, produtos ou serviços oferecidos por cada uma das organizações de menor porte.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordMicro e pequenas empresaspt_BR
dc.subject.keywordEstratégias empresariaispt_BR
dc.subject.keywordIndústria alimentíciapt_BR
dc.subject.keywordInovaçãopt_BR
dc.titleEstratégias de inovação em micro e pequenas empresas do setor alimentício no Distrito Federalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2017-02-01T16:04:19Z-
dc.date.available2017-02-01T16:04:19Z-
dc.date.submitted2016-11-29-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/15924-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
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