Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/15893
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_MariaZenildaSabino_tcc.pdf791,01 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Entraves da inclusão na sala de recursos multifuncionais : alunos com deficiência auditiva
Autor(es): Sabino, Maria Zenilda
Orientador(es): Teperino, Ana Paula Pertussati
Assunto: Práticas pedagógicas
Pessoas com deficiência auditiva
Pessoas com deficiência auditiva - educação
Inclusão escolar
Surdos
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 30-Jan-2017
Referência: SABINO, Maria Zenilda. Entraves da inclusão na sala de recursos multifuncionais: alunos com deficiência auditiva. 2015. 44 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015.
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo refletir sobre os entraves da sala de recursos multifuncionais aos alunos com deficiência auditiva. No decorrer deste estudo, procuramos contextualizar as concepções e as tendências da inclusão, bem como interpretá-las com uma leitura da totalidade dos fatos. Neste estudo foi investigada a prática pedagógica dos professores que estão ligados a sala de recursos multifuncionais para alunos de 1º ao 9º ano do ensino fundamental. Os resultados obtidos indicam que as atividades trabalhadas na sala de recursos multifuncionais contribuem para os avanços dos alunos, embora as dificuldades encontradas são muitas. As práticas pedagógicas demonstram que aos professores faltam conhecimentos especializados e principalmente apoio das famílias e esforço do próprio aluno.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2015.
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons