Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/15892
Título: | A atuação da psicologia na inclusão de uma criança com Síndrome de Down |
Autor(es): | Silva, Martaneres Lopes Gondim |
Orientador(es): | Caixeta, Juliana Eugênia |
Assunto: | Educação inclusiva Down, Síndrome de Inclusão escolar Desenvolvimento humano Psicologia escolar |
Data de apresentação: | 21-Nov-2015 |
Data de publicação: | 30-Jan-2017 |
Referência: | SILVA, Martaneres Lopes Gondim. A atuação da psicologia na inclusão de uma criança com Síndrome de Down. 2015. 52 f., il. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015. |
Resumo: | A educação inclusiva no Distrito Federal-DF é assegurada por meio de políticas públicas, que visam garantir desde a matrícula escolar até o devido acompanhamento daqueles alunos que apresentam algum tipo de deficiência e/ou altas habilidades. Esse tipo de atendimento é fundamentado por uma perspectiva interdisciplinar, pois o intuito é possibilitar uma aprendizagem de qualidade e, consequentemente, potencializar o desenvolvimento humano. Sendo assim, é necessário que a educação e a psicologia trabalhem de forma dinâmica os aspectos psicossociais envolvidos no processo de ensino e aprendizagem dos alunos na escola. Desta forma, esta pesquisa buscou compreender a atuação da psicologia na inclusão de uma criança com síndrome de down matriculada em uma escola pública do DF. Para tanto, foram utilizadas entrevistas semiestruturadas com a mãe, a professora da sala regular, o estudante e a psicóloga. A partir da fala dos participantes elaborou-se um mapa conceitual em que aparecem dois principais eixos temáticos relacionados ao modo de execução da tarefa e as consequências da atuação, com desdobramentos. Portanto, a atuação da psicologia é compatível com que é preconizado pela proposta de educação inclusiva e pelas diretrizes impostas pela Secretaria de Educação. |
Informações adicionais: | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2015. |
Aparece na Coleção: | Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons