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dc.contributor.advisorCaixeta, Juliana Eugênia-
dc.contributor.authorSilva, Martaneres Lopes Gondim-
dc.identifier.citationSILVA, Martaneres Lopes Gondim. A atuação da psicologia na inclusão de uma criança com Síndrome de Down. 2015. 52 f., il. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015.pt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2015.pt_BR
dc.description.abstractA educação inclusiva no Distrito Federal-DF é assegurada por meio de políticas públicas, que visam garantir desde a matrícula escolar até o devido acompanhamento daqueles alunos que apresentam algum tipo de deficiência e/ou altas habilidades. Esse tipo de atendimento é fundamentado por uma perspectiva interdisciplinar, pois o intuito é possibilitar uma aprendizagem de qualidade e, consequentemente, potencializar o desenvolvimento humano. Sendo assim, é necessário que a educação e a psicologia trabalhem de forma dinâmica os aspectos psicossociais envolvidos no processo de ensino e aprendizagem dos alunos na escola. Desta forma, esta pesquisa buscou compreender a atuação da psicologia na inclusão de uma criança com síndrome de down matriculada em uma escola pública do DF. Para tanto, foram utilizadas entrevistas semiestruturadas com a mãe, a professora da sala regular, o estudante e a psicóloga. A partir da fala dos participantes elaborou-se um mapa conceitual em que aparecem dois principais eixos temáticos relacionados ao modo de execução da tarefa e as consequências da atuação, com desdobramentos. Portanto, a atuação da psicologia é compatível com que é preconizado pela proposta de educação inclusiva e pelas diretrizes impostas pela Secretaria de Educação.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEducação inclusivapt_BR
dc.subject.keywordDown, Síndrome dept_BR
dc.subject.keywordInclusão escolarpt_BR
dc.subject.keywordDesenvolvimento humanopt_BR
dc.subject.keywordPsicologia escolarpt_BR
dc.titleA atuação da psicologia na inclusão de uma criança com Síndrome de Downpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãopt_BR
dc.date.accessioned2017-01-30T19:27:05Z-
dc.date.available2017-01-30T19:27:05Z-
dc.date.submitted2015-11-21-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/15892-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
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