Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Caixeta, Juliana Eugênia | - |
dc.contributor.author | Silva, Martaneres Lopes Gondim | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Martaneres Lopes Gondim. A atuação da psicologia na inclusão de uma criança com Síndrome de Down. 2015. 52 f., il. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015. | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2015. | pt_BR |
dc.description.abstract | A educação inclusiva no Distrito Federal-DF é assegurada por meio de políticas públicas, que visam garantir desde a matrícula escolar até o devido acompanhamento daqueles alunos que apresentam algum tipo de deficiência e/ou altas habilidades. Esse tipo de atendimento é fundamentado por uma perspectiva interdisciplinar, pois o intuito é possibilitar uma aprendizagem de qualidade e, consequentemente, potencializar o desenvolvimento humano. Sendo assim, é necessário que a educação e a psicologia trabalhem de forma dinâmica os aspectos psicossociais envolvidos no processo de ensino e aprendizagem dos alunos na escola. Desta forma, esta pesquisa buscou compreender a atuação da psicologia na inclusão de uma criança com síndrome de down matriculada em uma escola pública do DF. Para tanto, foram utilizadas entrevistas semiestruturadas com a mãe, a professora da sala regular, o estudante e a psicóloga. A partir da fala dos participantes elaborou-se um mapa conceitual em que aparecem dois principais eixos temáticos relacionados ao modo de execução da tarefa e as consequências da atuação, com desdobramentos. Portanto, a atuação da psicologia é compatível com que é preconizado pela proposta de educação inclusiva e pelas diretrizes impostas pela Secretaria de Educação. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject.keyword | Down, Síndrome de | pt_BR |
dc.subject.keyword | Inclusão escolar | pt_BR |
dc.subject.keyword | Desenvolvimento humano | pt_BR |
dc.subject.keyword | Psicologia escolar | pt_BR |
dc.title | A atuação da psicologia na inclusão de uma criança com Síndrome de Down | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-01-30T19:27:05Z | - |
dc.date.available | 2017-01-30T19:27:05Z | - |
dc.date.submitted | 2015-11-21 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/15892 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar
|