Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/15875
Título: | A avaliação da aprendizagem do aluno com necessidades educacionais especiais : características, possibilidades e desafios |
Autor(es): | Lima, Maria Francisca da Silva |
Orientador(es): | Nunes, Alia Maria Barrios González |
Assunto: | Distúrbios da aprendizagem Estudantes com necessidades educativas especiais Educação especial Educação inclusiva |
Data de apresentação: | 28-Nov-2015 |
Data de publicação: | 27-Jan-2017 |
Referência: | LIMA, Maria Francisca da Silva. A avaliação da aprendizagem do aluno com necessidades educacionais especiais: características, possibilidades e desafios. 40 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Cruzeiro do Sul-AC, 2015. |
Resumo: | O presente estudo buscou refletir sobre a prática pedagógica inclusiva, principalmente em relação ao processo de avaliação dos alunos com necessidades educativas especiais, verificando as possibilidades e desafios de uma avaliação que abranja as especificidades dos mesmos. Teve como objetivos analisar diferentes metodologias de avaliação usadas por educadores na hora de avaliar o processo de aprendizagem de alunos com necessidades educativas especiais no ensino regular, ressaltando suas características e adequação em relação à legislação da Educação Inclusiva, investigar os procedimentos metodológicos utilizados na avaliação de alunos com necessidades educacionais especiais no contexto do ensino regular e analisar as possíveis consistências e inconsistências entre esses procedimentos metodológicos e o que a legislação pauta/sugere em relação à avaliação no contexto da Educação Inclusiva. O mesmo utilizou como metodologia a pesquisa exploratória, através de aplicação de um questionário aos professores. Através desse estudo foi possível compreender melhor a necessidade de utilizar metodologias diversificadas na avaliação dos alunos com Necessidades Educacionais especiais e assim contribuir com o seu desenvolvimento. |
Informações adicionais: | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2015. |
Aparece na Coleção: | Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons