Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Nunes, Alia Maria Barrios González | - |
dc.contributor.author | Lima, Maria Francisca da Silva | - |
dc.identifier.citation | LIMA, Maria Francisca da Silva. A avaliação da aprendizagem do aluno com necessidades educacionais especiais: características, possibilidades e desafios. 40 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Cruzeiro do Sul-AC, 2015. | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2015. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente estudo buscou refletir sobre a prática pedagógica inclusiva, principalmente em relação ao processo de avaliação dos alunos com necessidades educativas especiais, verificando as possibilidades e desafios de uma avaliação que abranja as especificidades dos mesmos. Teve como objetivos analisar diferentes metodologias de avaliação usadas por educadores na hora de avaliar o processo de aprendizagem de alunos com necessidades educativas especiais no ensino regular, ressaltando suas características e adequação em relação à legislação da Educação Inclusiva, investigar os procedimentos metodológicos utilizados na avaliação de alunos com necessidades educacionais especiais no contexto do ensino regular e analisar as possíveis consistências e inconsistências entre esses procedimentos metodológicos e o que a legislação pauta/sugere em relação à avaliação no contexto da Educação Inclusiva. O mesmo utilizou como metodologia a pesquisa exploratória, através de aplicação de um questionário aos professores. Através desse estudo foi possível compreender melhor a necessidade de utilizar metodologias diversificadas na avaliação dos alunos com Necessidades Educacionais especiais e assim contribuir com o seu desenvolvimento. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Distúrbios da aprendizagem | pt_BR |
dc.subject.keyword | Estudantes com necessidades educativas especiais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação especial | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.title | A avaliação da aprendizagem do aluno com necessidades educacionais especiais : características, possibilidades e desafios | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-01-27T12:49:39Z | - |
dc.date.available | 2017-01-27T12:49:39Z | - |
dc.date.submitted | 2015-11-28 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/15875 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar
|