Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/15875
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_MariaFranciscaDaSIlvaLima_tcc.pdf518,27 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorNunes, Alia Maria Barrios González-
dc.contributor.authorLima, Maria Francisca da Silva-
dc.identifier.citationLIMA, Maria Francisca da Silva. A avaliação da aprendizagem do aluno com necessidades educacionais especiais: características, possibilidades e desafios. 40 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Cruzeiro do Sul-AC, 2015.pt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2015.pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo buscou refletir sobre a prática pedagógica inclusiva, principalmente em relação ao processo de avaliação dos alunos com necessidades educativas especiais, verificando as possibilidades e desafios de uma avaliação que abranja as especificidades dos mesmos. Teve como objetivos analisar diferentes metodologias de avaliação usadas por educadores na hora de avaliar o processo de aprendizagem de alunos com necessidades educativas especiais no ensino regular, ressaltando suas características e adequação em relação à legislação da Educação Inclusiva, investigar os procedimentos metodológicos utilizados na avaliação de alunos com necessidades educacionais especiais no contexto do ensino regular e analisar as possíveis consistências e inconsistências entre esses procedimentos metodológicos e o que a legislação pauta/sugere em relação à avaliação no contexto da Educação Inclusiva. O mesmo utilizou como metodologia a pesquisa exploratória, através de aplicação de um questionário aos professores. Através desse estudo foi possível compreender melhor a necessidade de utilizar metodologias diversificadas na avaliação dos alunos com Necessidades Educacionais especiais e assim contribuir com o seu desenvolvimento.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordDistúrbios da aprendizagempt_BR
dc.subject.keywordEstudantes com necessidades educativas especiaispt_BR
dc.subject.keywordEducação especialpt_BR
dc.subject.keywordEducação inclusivapt_BR
dc.titleA avaliação da aprendizagem do aluno com necessidades educacionais especiais : características, possibilidades e desafiospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãopt_BR
dc.date.accessioned2017-01-27T12:49:39Z-
dc.date.available2017-01-27T12:49:39Z-
dc.date.submitted2015-11-28-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/15875-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons