Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/15874
Título: | Inclusão de crianças com Síndrome de Down no ensino regular |
Autor(es): | Amaral, Maria do Socorro |
Orientador(es): | Nunes, Alia Maria Barrios González |
Assunto: | Educação de crianças Down, Síndrome de Educação inclusiva |
Data de apresentação: | 28-Nov-2015 |
Data de publicação: | 27-Jan-2017 |
Referência: | AMARAL, Maria do Socorro. Inclusão de crianças com Síndrome de Down no ensino regular. 2015. 40 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015. |
Resumo: | O referido trabalho abordou o tema da Inclusão de Crianças com Síndrome de Down no Ensino Regular com o objetivo de analisar e descrever o processo de inclusão de um aluno com síndrome de Down, em uma escola Municipal de Ensino de Cruzeiro do Sul/Acre, a partir da elaboração discursiva de professores, ressaltando possibilidades e desafios educativos desse processo de inclusão. Sabemos da importância do tema e da necessidade que há de conscientizar a família e os diferentes atores do contexto escolar sobre a inclusão de crianças com Síndrome de Down no ensino regular. A pesquisa se deu por meio de um questionário aberto para investigar os principais desafios que a escola enfrenta para incluir os alunos com Síndrome de Down, como também as estratégias e metodologias utilizadas pelos professores em sala para que esse aluno se sinta integrado no ambiente escolar. Para embasamento teórico foi feito um estudo em artigos de alguns autores para aprimorar o conhecimento nessa área. Houve um contato direto com a responsável da instituição para apresentar os documentos necessários para o início da pesquisa, em seguida uma conversa com os oito professores participantes da pesquisa, onde os mesmo assinaram os termos necessários para o consentimento com o estudo. A maioria dos participantes da pesquisa relatou que os principais desafios estão na identificação das habilidades reais dos alunos em processo de inclusão, sendo que essa identificação é importante para se definir as estratégias e metodologias de trabalho em sala de aula. Porém, através deste estudo percebeu-se que houve uma conscientização dos educadores sobre a inclusão no ensino regular, como também um olhar reflexivo em relação as estratégias e as metodologias desempenhadas por eles. Conclui-se que para que haja inclusão é importante a aceitação, por parte dos educadores, da necessidade de buscar conhecimentos em diversas áreas do saber, procurando traçar metas com metodologias inovadoras e desafiadoras para suprir as necessidades dos educandos. |
Informações adicionais: | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2015. |
Aparece na Coleção: | Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons