Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/15874
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_MariaDoSocorroAmaral_tcc.pdf464,84 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorNunes, Alia Maria Barrios González-
dc.contributor.authorAmaral, Maria do Socorro-
dc.identifier.citationAMARAL, Maria do Socorro. Inclusão de crianças com Síndrome de Down no ensino regular. 2015. 40 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015.pt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização)—Universidade de Brasília, Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2015.pt_BR
dc.description.abstractO referido trabalho abordou o tema da Inclusão de Crianças com Síndrome de Down no Ensino Regular com o objetivo de analisar e descrever o processo de inclusão de um aluno com síndrome de Down, em uma escola Municipal de Ensino de Cruzeiro do Sul/Acre, a partir da elaboração discursiva de professores, ressaltando possibilidades e desafios educativos desse processo de inclusão. Sabemos da importância do tema e da necessidade que há de conscientizar a família e os diferentes atores do contexto escolar sobre a inclusão de crianças com Síndrome de Down no ensino regular. A pesquisa se deu por meio de um questionário aberto para investigar os principais desafios que a escola enfrenta para incluir os alunos com Síndrome de Down, como também as estratégias e metodologias utilizadas pelos professores em sala para que esse aluno se sinta integrado no ambiente escolar. Para embasamento teórico foi feito um estudo em artigos de alguns autores para aprimorar o conhecimento nessa área. Houve um contato direto com a responsável da instituição para apresentar os documentos necessários para o início da pesquisa, em seguida uma conversa com os oito professores participantes da pesquisa, onde os mesmo assinaram os termos necessários para o consentimento com o estudo. A maioria dos participantes da pesquisa relatou que os principais desafios estão na identificação das habilidades reais dos alunos em processo de inclusão, sendo que essa identificação é importante para se definir as estratégias e metodologias de trabalho em sala de aula. Porém, através deste estudo percebeu-se que houve uma conscientização dos educadores sobre a inclusão no ensino regular, como também um olhar reflexivo em relação as estratégias e as metodologias desempenhadas por eles. Conclui-se que para que haja inclusão é importante a aceitação, por parte dos educadores, da necessidade de buscar conhecimentos em diversas áreas do saber, procurando traçar metas com metodologias inovadoras e desafiadoras para suprir as necessidades dos educandos.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEducação de criançaspt_BR
dc.subject.keywordDown, Síndrome dept_BR
dc.subject.keywordEducação inclusivapt_BR
dc.titleInclusão de crianças com Síndrome de Down no ensino regularpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãopt_BR
dc.date.accessioned2017-01-27T12:46:46Z-
dc.date.available2017-01-27T12:46:46Z-
dc.date.submitted2015-11-28-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/15874-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons