Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/15869
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_MariaDaGloriaRufinoMaia_tcc.pdf896,38 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A dificuldade do professor em relação à inclusão do aluno surdo na rede regular de ensino fundamental
Autor(es): Maia, Maria da Glória Rufino
Orientador(es): Carlucci, Ana Paula
Assunto: Aprendizagem - dificuldades
Inclusão escolar
Surdos - educação
Professores - formação
Professores - prática profissional
Surdos
Estudantes com necessidades educativas especiais
Data de apresentação: 28-Nov-2015
Data de publicação: 26-Jan-2017
Referência: MAIA, Maria da Glória Rufino. A dificuldade do professor em relação à inclusão do aluno surdo na rede regular de ensino fundamental. 2015. vi, 42 f. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015.
Resumo: Este estudo reflete e discute a dificuldade do professor em relação ao processo de ensino-aprendizado do aluno surdo. O objetivo foi investigar como o professor e o aluno surdo conseguem cumprir seus papeis no processo de ensino aprendizagem. Participaram da pesquisa cinco professores que atuam com alunos surdos. Para a construção das informações, realizamos uma entrevista semiestruturada sobre as dificuldades encontradas pelos professores que ministram aulas em sala com alunos surdos, como também a sua prática pedagógica. A partir das informações coletadas, constatou-se que o sistema de ensino regular ao longo dos anos vem passando por mudanças significativas. Garantir um processo de escolarização de qualidade é fator imprescindível para a sua integração total, mas podemos dizer que a grande maioria dos professores não estão preparados para ensiná-lo, uma vez que não desenvolvem práticas e estratégias pedagógicas que atendam às necessidades educacionais desses alunos.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2015.
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons