Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Carlucci, Ana Paula | - |
dc.contributor.author | Maia, Maria da Glória Rufino | - |
dc.identifier.citation | MAIA, Maria da Glória Rufino. A dificuldade do professor em relação à inclusão do aluno surdo na rede regular de ensino fundamental. 2015. vi, 42 f. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2015. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este estudo reflete e discute a dificuldade do professor em relação ao processo de ensino-aprendizado do aluno surdo. O objetivo foi investigar como o professor e o aluno surdo conseguem cumprir seus papeis no processo de ensino aprendizagem. Participaram da pesquisa cinco professores que atuam com alunos surdos. Para a construção das informações, realizamos uma entrevista semiestruturada sobre as dificuldades encontradas pelos professores que ministram aulas em sala com alunos surdos, como também a sua prática pedagógica. A partir das informações coletadas, constatou-se que o sistema de ensino regular ao longo dos anos vem passando por mudanças significativas. Garantir um processo de escolarização de qualidade é fator imprescindível para a sua integração total, mas podemos dizer que a grande maioria dos professores não estão preparados para ensiná-lo, uma vez que não desenvolvem práticas e estratégias pedagógicas que atendam às necessidades educacionais desses alunos. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Aprendizagem - dificuldades | pt_BR |
dc.subject.keyword | Inclusão escolar | pt_BR |
dc.subject.keyword | Surdos - educação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Professores - formação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Professores - prática profissional | pt_BR |
dc.subject.keyword | Surdos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Estudantes com necessidades educativas especiais | pt_BR |
dc.title | A dificuldade do professor em relação à inclusão do aluno surdo na rede regular de ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-01-26T18:11:51Z | - |
dc.date.available | 2017-01-26T18:11:51Z | - |
dc.date.submitted | 2015-11-28 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/15869 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar
|