Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/15869
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_MariaDaGloriaRufinoMaia_tcc.pdf896,38 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorCarlucci, Ana Paula-
dc.contributor.authorMaia, Maria da Glória Rufino-
dc.identifier.citationMAIA, Maria da Glória Rufino. A dificuldade do professor em relação à inclusão do aluno surdo na rede regular de ensino fundamental. 2015. vi, 42 f. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2015.pt_BR
dc.description.abstractEste estudo reflete e discute a dificuldade do professor em relação ao processo de ensino-aprendizado do aluno surdo. O objetivo foi investigar como o professor e o aluno surdo conseguem cumprir seus papeis no processo de ensino aprendizagem. Participaram da pesquisa cinco professores que atuam com alunos surdos. Para a construção das informações, realizamos uma entrevista semiestruturada sobre as dificuldades encontradas pelos professores que ministram aulas em sala com alunos surdos, como também a sua prática pedagógica. A partir das informações coletadas, constatou-se que o sistema de ensino regular ao longo dos anos vem passando por mudanças significativas. Garantir um processo de escolarização de qualidade é fator imprescindível para a sua integração total, mas podemos dizer que a grande maioria dos professores não estão preparados para ensiná-lo, uma vez que não desenvolvem práticas e estratégias pedagógicas que atendam às necessidades educacionais desses alunos.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordAprendizagem - dificuldadespt_BR
dc.subject.keywordInclusão escolarpt_BR
dc.subject.keywordSurdos - educaçãopt_BR
dc.subject.keywordProfessores - formaçãopt_BR
dc.subject.keywordProfessores - prática profissionalpt_BR
dc.subject.keywordSurdospt_BR
dc.subject.keywordEstudantes com necessidades educativas especiaispt_BR
dc.titleA dificuldade do professor em relação à inclusão do aluno surdo na rede regular de ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãopt_BR
dc.date.accessioned2017-01-26T18:11:51Z-
dc.date.available2017-01-26T18:11:51Z-
dc.date.submitted2015-11-28-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/15869-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons