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https://bdm.unb.br/handle/10483/15869
Título: | A dificuldade do professor em relação à inclusão do aluno surdo na rede regular de ensino fundamental |
Autor(es): | Maia, Maria da Glória Rufino |
Orientador(es): | Carlucci, Ana Paula |
Assunto: | Aprendizagem - dificuldades Inclusão escolar Surdos - educação Professores - formação Professores - prática profissional Surdos Estudantes com necessidades educativas especiais |
Data de apresentação: | 28-Nov-2015 |
Data de publicação: | 26-Jan-2017 |
Referência: | MAIA, Maria da Glória Rufino. A dificuldade do professor em relação à inclusão do aluno surdo na rede regular de ensino fundamental. 2015. vi, 42 f. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015. |
Resumo: | Este estudo reflete e discute a dificuldade do professor em relação ao processo de ensino-aprendizado do aluno surdo. O objetivo foi investigar como o professor e o aluno surdo conseguem cumprir seus papeis no processo de ensino aprendizagem. Participaram da pesquisa cinco professores que atuam com alunos surdos. Para a construção das informações, realizamos uma entrevista semiestruturada sobre as dificuldades encontradas pelos professores que ministram aulas em sala com alunos surdos, como também a sua prática pedagógica. A partir das informações coletadas, constatou-se que o sistema de ensino regular ao longo dos anos vem passando por mudanças significativas. Garantir um processo de escolarização de qualidade é fator imprescindível para a sua integração total, mas podemos dizer que a grande maioria dos professores não estão preparados para ensiná-lo, uma vez que não desenvolvem práticas e estratégias pedagógicas que atendam às necessidades educacionais desses alunos. |
Informações adicionais: | Trabalho de conclusão de curso (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2015. |
Aparece na Coleção: | Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar
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