Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/15868
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_MariaAparecidaDaSLourenco_tcc.pdf601,27 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O convívio entre professor e aluno com paralisia cerebral no processo escolar
Autor(es): Lourenço, Maria Aparecida da Silva
Orientador(es): Fernandes, Ana Claudia Rodrigues
Assunto: Aprendizagem
Paralisia cerebral
Educação especial
Educação inclusiva
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 26-Jan-2017
Referência: LOURENÇO, Maria Aparecida da Silva. O convívio entre professor e aluno com paralisia cerebral no processo escolar. 2015. 48 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015.
Resumo: Esse trabalho monográfico buscou compreender a relação entre o aluno com paralisia cerebral e os professores. A abordagem da pesquisa é qualitativa e se baseou em um estudo em uma escola da rede pública de ensino de Ipatinga/MG. O principal instrumento de pesquisa foi a entrevista, que foi aplicada aos pais do alunos, equipe gestora e a docente da escola. Do ponto de vista teórico, recorreu-se a uma breve revisão de literatura do conceito de Paralisia Cerebral, da escolarização dos sujeitos com o PC e uma discussão teórica acerca da relação do professor com o aluno da Educação Inclusiva. A pesquisa apontou três elementos estruturantes desta relação que é o papel da formação continuada dos professores, a disponibilidade e o uso dos recursos didáticos e da infraestrutura da escola para atendimento dos alunos e o papel da afetividade na relação entre professores e alunos com PC. A pesquisa também aponta a necessidade de criar ferramentas e estratégias de “escuta” dos alunos com paralisia cerebral.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2015.
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons