Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Fernandes, Ana Claudia Rodrigues | - |
dc.contributor.author | Lourenço, Maria Aparecida da Silva | - |
dc.identifier.citation | LOURENÇO, Maria Aparecida da Silva. O convívio entre professor e aluno com paralisia cerebral no processo escolar. 2015. 48 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015. | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2015. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esse trabalho monográfico buscou compreender a relação entre o aluno com paralisia cerebral e os professores. A abordagem da pesquisa é qualitativa e se baseou em um estudo em uma escola da rede pública de ensino de Ipatinga/MG. O principal instrumento de pesquisa foi a entrevista, que foi aplicada aos pais do alunos, equipe gestora e a docente da escola. Do ponto de vista teórico, recorreu-se a uma breve revisão de literatura do conceito de Paralisia Cerebral, da escolarização dos sujeitos com o PC e uma discussão teórica acerca da relação do professor com o aluno da Educação Inclusiva. A pesquisa apontou três elementos estruturantes desta relação que é o papel da formação continuada dos professores, a disponibilidade e o uso dos recursos didáticos e da infraestrutura da escola para atendimento dos alunos e o papel da afetividade na relação entre professores e alunos com PC. A pesquisa também aponta a necessidade de criar ferramentas e estratégias de “escuta” dos alunos com paralisia cerebral. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject.keyword | Paralisia cerebral | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação especial | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.title | O convívio entre professor e aluno com paralisia cerebral no processo escolar | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-01-26T18:05:09Z | - |
dc.date.available | 2017-01-26T18:05:09Z | - |
dc.date.submitted | 2015 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/15868 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar
|