Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/15866
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_MariaAparecidaDosSantosNogueira_tcc.pdf704,52 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A formação do professor das séries iniciais para uma educação inclusiva no município de Malhada
Autor(es): Nogueira, Maria Aparecida dos Santos
Orientador(es): Faria, Fernanda Cupolillo Miana de
Assunto: Professores - formação
Educação de crianças
Educação inclusiva
Ensino fundamental - séries iniciais
Estudantes com necessidades educativas especiais
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 26-Jan-2017
Referência: NOGUEIRA. Maria Aparecida dos Santos. A formação do professor das séries iniciais para uma educação inclusiva no município de Malhada. 2015. 66 f. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015.
Resumo: O problema da pesquisa do presente trabalho é: como a formação do professor interfere no processo de inclusão. Objetiva-se, portanto, pesquisar como a formação dos professores das séries iniciais tem impactado em uma escola no município de Malhada. A proposta metodológica da pesquisa é de cunho qualitativo e exploratório. Foram aplicados questionários diretamente com os professores da referida escola, assim como observações de situações rotineiras da escola. A finalidade é a de compreender o quanto a formação do professor contribui para o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem dos alunos com necessidades educacionais especiais e também para a promoção de transformações, tentando minimizar a dissociação entre teoria e prática. O estudo realizado nos mostra o quanto é importante ter uma boa formação para que se melhore o desenvolvimento dos alunos. Além disso, ficou visível pela falas dos professores que eles cientes de que não estão preparados para atender às reais necessidades dos alunos com deficiência. Partindo da ideia de que inclusão é atender a todos, vale dizer que é necessário mais investimento na formação do professor, com vistas a contribuir para uma prática profissional mais consistente e condizente com as necessidades de cada educando.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2015.
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons