Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/15864
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_MariaAntoniaDaSilvaFerreira_tcc.pdf554,93 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A inclusão do aluno surdo na escola regular de ensino fundamental da rede municipal em Cruzeiro do Sul
Autor(es): Ferreira, Maria Antônia da Silva
Orientador(es): Carlucci, Ana Paula
Assunto: Aprendizagem
Surdos - educação
Inclusão social
Inclusão escolar
Surdos
Data de apresentação: 28-Nov-2015
Data de publicação: 26-Jan-2017
Referência: FERREIRA, Maria Antônia da Silva. A inclusão do aluno surdo na escola regular de ensino fundamental da rede municipal em Cruzeiro do Sul. 2015. viii, 34 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015.
Resumo: Vivemos em um período de constante transformação, no qual a igualdade e as condições para o acesso e a permanência na escola são um direito de todos, sem qualquer tipo de discriminação. A inclusão de alunos com deficiência auditiva no ensino regular vem sendo abordado em diferentes perspectivas. É neste contexto que esse trabalho trouxe reflexões sobre a inclusão do aluno surdo no ensino regular. Desta forma, objetivamos conhecer os processos de inclusão de alunos surdos e observar como a escola está organizada e se prepara para o aluno. Participaram da pesquisa um aluno surdo e sua professora intérprete. Para a construção das informações, realizamos observações e entrevistas com os participantes, a fim de compreendermos como se dá a inclusão do aluno surdo no ensino regular e seu processo de ensino aprendizagem. Para a análise das informações, realizamos a análise interpretativa do conteúdo. Os resultados demonstraram que o aluno interage muito bem com demais colegas ouvintes, porém apresenta algumas dificuldades de aprendizagem e de comunicação com os professores sem o auxilio da intérprete que facilita muito o trabalho. Concluímos que o aluno surdo, como qualquer outro, requer atenção as suas necessidades educacionais, tendo em vista que a sua inclusão só acontecerá de fato e terá resultados se ele for respeitado em suas diferenças e potencialidades.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2015.
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons