Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Carlucci, Ana Paula | - |
dc.contributor.author | Ferreira, Maria Antônia da Silva | - |
dc.identifier.citation | FERREIRA, Maria Antônia da Silva. A inclusão do aluno surdo na escola regular de ensino fundamental da rede municipal em Cruzeiro do Sul. 2015. viii, 34 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015. | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2015. | pt_BR |
dc.description.abstract | Vivemos em um período de constante transformação, no qual a igualdade e as condições para o acesso e a permanência na escola são um direito de todos, sem qualquer tipo de discriminação. A inclusão de alunos com deficiência auditiva no ensino regular vem sendo abordado em diferentes perspectivas. É neste contexto que esse trabalho trouxe reflexões sobre a inclusão do aluno surdo no ensino regular. Desta forma, objetivamos conhecer os processos de inclusão de alunos surdos e observar como a escola está organizada e se prepara para o aluno. Participaram da pesquisa um aluno surdo e sua professora intérprete. Para a construção das informações, realizamos observações e entrevistas com os participantes, a fim de compreendermos como se dá a inclusão do aluno surdo no ensino regular e seu processo de ensino aprendizagem. Para a análise das informações, realizamos a análise interpretativa do conteúdo. Os resultados demonstraram que o aluno interage muito bem com demais colegas ouvintes, porém apresenta algumas dificuldades de aprendizagem e de comunicação com os professores sem o auxilio da intérprete que facilita muito o trabalho. Concluímos que o aluno surdo, como qualquer outro, requer atenção as suas necessidades educacionais, tendo em vista que a sua inclusão só acontecerá de fato e terá resultados se ele for respeitado em suas diferenças e potencialidades. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject.keyword | Surdos - educação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Inclusão social | pt_BR |
dc.subject.keyword | Inclusão escolar | pt_BR |
dc.subject.keyword | Surdos | pt_BR |
dc.title | A inclusão do aluno surdo na escola regular de ensino fundamental da rede municipal em Cruzeiro do Sul | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-01-26T17:40:56Z | - |
dc.date.available | 2017-01-26T17:40:56Z | - |
dc.date.submitted | 2015-11-28 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/15864 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar
|