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dc.contributor.advisorCarlucci, Ana Paula-
dc.contributor.authorFerreira, Maria Antônia da Silva-
dc.identifier.citationFERREIRA, Maria Antônia da Silva. A inclusão do aluno surdo na escola regular de ensino fundamental da rede municipal em Cruzeiro do Sul. 2015. viii, 34 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015.pt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2015.pt_BR
dc.description.abstractVivemos em um período de constante transformação, no qual a igualdade e as condições para o acesso e a permanência na escola são um direito de todos, sem qualquer tipo de discriminação. A inclusão de alunos com deficiência auditiva no ensino regular vem sendo abordado em diferentes perspectivas. É neste contexto que esse trabalho trouxe reflexões sobre a inclusão do aluno surdo no ensino regular. Desta forma, objetivamos conhecer os processos de inclusão de alunos surdos e observar como a escola está organizada e se prepara para o aluno. Participaram da pesquisa um aluno surdo e sua professora intérprete. Para a construção das informações, realizamos observações e entrevistas com os participantes, a fim de compreendermos como se dá a inclusão do aluno surdo no ensino regular e seu processo de ensino aprendizagem. Para a análise das informações, realizamos a análise interpretativa do conteúdo. Os resultados demonstraram que o aluno interage muito bem com demais colegas ouvintes, porém apresenta algumas dificuldades de aprendizagem e de comunicação com os professores sem o auxilio da intérprete que facilita muito o trabalho. Concluímos que o aluno surdo, como qualquer outro, requer atenção as suas necessidades educacionais, tendo em vista que a sua inclusão só acontecerá de fato e terá resultados se ele for respeitado em suas diferenças e potencialidades.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordAprendizagempt_BR
dc.subject.keywordSurdos - educaçãopt_BR
dc.subject.keywordInclusão socialpt_BR
dc.subject.keywordInclusão escolarpt_BR
dc.subject.keywordSurdospt_BR
dc.titleA inclusão do aluno surdo na escola regular de ensino fundamental da rede municipal em Cruzeiro do Sulpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãopt_BR
dc.date.accessioned2017-01-26T17:40:56Z-
dc.date.available2017-01-26T17:40:56Z-
dc.date.submitted2015-11-28-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/15864-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
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