Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/15854
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_MariaJoseRicardoFerreira_tcc.pdf512,37 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Educação inclusiva com ênfase em altas habilidades : uma história em construção no município de Cruzeiro do Sul/Acre
Autor(es): Ferreira, Maria José Ricardo de Souza
Orientador(es): Teperino, Ana Paula Pertussati
Assunto: Educação inclusiva
Superdotados
Data de apresentação: 28-Nov-2015
Data de publicação: 26-Jan-2017
Referência: FERREIRA, Maria José Ricardo de Souza. Educação inclusiva com ênfase em altas habilidades: uma história em construção no município de Cruzeiro do Sul/Acre. 2015. 49 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015.
Resumo: Altas Habilidades é uma área da educação que vem conquistando a cada dia seu espaço dentro da Educação Inclusiva, mas por ser um tema novo ainda causa muitas polêmicas, visto que está cercado de mitos que por muitas vezes acabam destorcendo seu verdadeiro significado. A falta de conhecimento dos profissionais e da sociedade em geral, tem causado muito sofrimento a esses alunos, pois costumam enxergar nesses alguém que possui a capacidade de domínio em todas as áreas do conhecimento, e passam a conceituá-los como gênios. A presente pesquisa busca enfatizar Altas Habilidades pelo fato de que a ótica da inclusão é voltada para alunos que apresentam alguma deficiência, enquanto que esta área procura trabalhar o outro lado da inclusão, alunos com eficiência. Assim o objeto de estudo é voltado para a Educação Inclusiva com ênfase em Altas Habilidades: uma história em construção no município de Cruzeiro do Sul/Acre, tendo como objetivo esclarecer concepções a respeito do tema, contribuindo para a melhor compreensão e desenvolvimento dessa área da inclusão. Optamos como guia as seguintes questões de estudo: compreender o conhecimento dos profissionais em relação à Educação Inclusiva com ênfase em Altas Habilidades; verificar como ocorre o processo de identificação dos alunos com Altas Habilidades; analisar se foram identificados alunos com Altas Habilidades; identificar quais as metodologias são utilizadas no acompanhamento de alunos com Altas Habilidades e analisar como será realizado o trabalho com tais alunos após a identificação. Para garantir a veracidade da pesquisa, foram utilizadas pesquisas bibliográficas para a fundamentação teórica e pesquisa de campo por meio de questionário aplicado a equipe de Altas Habilidades em Cruzeiro do Sul/Acre, proporcionando maiores conhecimentos sobre o tema. Os resultados da pesquisa nos levam a perceber a fragilidade na formação continuada dos profissionais, a falta de uma equipe permanente, os mitos, conceitos diferenciados dados a esses alunos e as consequências que a falta de identificação podem prejudicar esses alunos. Dessa forma, conclui-se que esses alunos não podem ser simplesmente ignorados, pois suas habilidades precisam ser identificadas e trabalhadas, valorizando seus talentos e lhes adequando a um atendimento especializado que atenda suas necessidades e auxiliem no desenvolvimento de suas habilidades.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2015.
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons