Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/15853
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_SeliaLisboaDaCostaFreitas_tcc.pdf1,81 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorRengifo Herrera, Francisco José-
dc.contributor.authorFreitas, Sélia Lisboa da Costa-
dc.identifier.citationFREITAS, Sélia Lisboa da Costa. Significação dos professores sobre o processo de inclusão numa escola municipal em Cabeceiras-GO. 2015. 42 f. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, [Universidade Aberta do Brasil], Cabeceiras-GO, 2015.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2015.pt_BR
dc.description.abstractEsse projeto teve por objetivo pesquisar a significação dos professores sobre o processo de inclusão numa escola municipal em Cabeceiras-GO, tendo como objetivos gerais caracterizar as formas de compreensão e significação dos processos de inclusão de dois (02) professores do atendimento educacional especializado e dois (02) alunos com necessidades educacionais especiais matriculados na classe regular de ensino no período vespertino em uma escola municipal no município de Cabeceiras-Go. Para as coletas de dados foram utilizada entrevistas semiestruturadas acompanhada por um questionário contendo doze (12) questões. Os resultados encontrados apontam que a inclusão dos alunos com deficiência é bem aceita nesta instituição escolar por parte de todos os envolvidos com a educação e os professores do atendimento educacional especializado buscam trabalhar com os alunos da maneira que todos possam interagir nas atividades em grupo respeitando uma aos outros independente de suas deficiências. Esses professores percebem a inclusão escolar como um meio de socialização, participação de todos com a mesma oportunidade de aprendizagem.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordDeficientespt_BR
dc.subject.keywordEstudantes com necessidades educativas especiaispt_BR
dc.subject.keywordInclusão escolarpt_BR
dc.subject.keywordInclusão socialpt_BR
dc.subject.keywordAtendimento educacional especializadopt_BR
dc.titleSignificação dos professores sobre o processo de inclusão numa escola municipal em Cabeceiras-GOpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãopt_BR
dc.date.accessioned2017-01-26T15:13:26Z-
dc.date.available2017-01-26T15:13:26Z-
dc.date.submitted2015-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/15853-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.uriAn error occurred getting the license - uri.*
dc.rights.uriAn error occurred getting the license - uri.*
dc.rights.uriAn error occurred getting the license - uri.*
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons